O Grêmio largou em desvantagem no mata-mata que define quem irá para a fase de grupos da Libertadores. A equipe gaúcha foi derrotada no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai nesta sexta-feira, 9, por 2 a 1 pelo Independiente del Valle, da Venezuela, na fase preliminar do torneio Continental.
O tricolor saiu na frente com um gol de Diego Souza, mas sofreu a virada na segunda etapa com um pênalti polêmico assinalado pela arbitragem. Os gols da equipe venezuelana foram marcados por Favarelli.
O jogo de volta é no próximo dia 14, e o Grêmio joga por vitória simples, em virtude do gol marcado fora de casa. Quem seguir adiante se classifica para entrar no Grupo A da Libertadores, que já conta com Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG, e Universitário-PER.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O tricolor começou cauteloso no Paraguai, aguardando a equipe venezuelana do Independiente Del Valle.
A equipe do técnico Renato Portaluppi, que ficou em Porto Alegre em virtude da Covid-19, começou bem a partida. A equipe foi comandada no banco pelo auxiliar Alexandre Mendes. Na primeira oportunidade que teve, o Grêmio abriu o placar.
Publicidade
Aos oito minutos, Alisson cobrou falta na área e o atacante Diego Souza subiu alto para cabecear com precisão e abrir o placar no Paraguai.
Após sair atrás, o time venezuelano construiu suas melhores jogadas. Aos 26, o jovem goleiro Brenno salvou o tricolor após espalmar uma finalização à queima roupa na área. Ortiz aproveitou o cruzamento da esquerda para chutar, o goleiro do tricolor defendeu no reflexo, e no rebote, Montenegro tocou por cima do gol de cabeça.
Aos 35, após jogada ensaiada, Vite finalizou no travessão do goleiro Brenno. Em uma falta na intermediária pela direita, o Del Valle trocou passes em velocidade e Vite apareceu quase na risca da grande área para chutar e quase empatar a partida.
Publicidade
O jogo ganhou em emoção na reta final da primeira etapa. Aos 43 minutos, o Grêmio marcou um belo gol, anulado pela arbitragem, que viu impedimento de Ferreira. A jogada foi em velocidade. Alisson acionou Diego Souza, que deixou para Ferreira de calcanhar. O atacante gremista apareceu na cara do goleiro para chutar e marcar o gol, mas a jogada foi anulada, pois o juiz Nestor Pitana marcou impedimento de Ferreira, e o tricolor perdeu grande chance de encaminhar a vaga para a fase de grupos da Libertadores já no jogo de ida.
SEGUNDO TEMPO
A equipe do Independiente Del Valle reiniciou a partida disposto a igualar o placar, e levou sete minutos para conseguir seu objetivo. O time venezuelano pressionou o Grêmio na volta do intervalo, e após bela jogada na entrada da área, com passes em velocidade, Favarelli chegou sozinho na cara de Brenno, invadindo a área pela direita e chutando uma bola rasteira, para empatar a partida.
Publicidade
O tricolor sentiu o golpe. A equipe da Venezuela cresceu na partida e pressionava o tricolor. Aos 13 minutos, Montenegro invadiu a área e foi desarmado por Ruan, por trás. A arbitragem viu carga do defensor gremista e assinalou o pênalti. Como Ruan já havia recebido cartão amarelo no início do segundo tempo, o Grêmio teve seu zagueiro expulso.
Favarelli cobrou a penalidade e virou o jogo.
Brenno ainda salvou o tricolor de sofrer o terceiro gol aos 22 minutos, após jogada ensaiada que chegou até Ortiz, que chutou de fora da área.
Publicidade
Com um à menos em campo, o Grêmio pouco conseguiu fazer para buscar o empate. Com a derrota, o tricolor joga por uma vitória simples na Arena na próxima quarta-feira, dia 14, pelo gol marcado fora de casa, já que a Pré-Libertadores conta com saldo qualificado como desempate.
O jogo de volta começa as 19h15, com transmissão da Rádio Gazeta.
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 2X1 GRÊMIO
Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai
Data e horário: Sexta-feira, 09/04, 19h15
Arbitragem: Nestor Pitana (Argentina). Assistentes: Gabriel Chade (Argentina) e Maximiliano Del Yesso (Argentina).
Cartão amarelo: Vite (I. Del Valle); Rodrigues, Brenno, Ruan (Grêmio)
Cartão vermelho: Ruan (Grêmio)
Gols: GRÊMIO – Diego Souza, aos 8 min/1ºT; DEL VALLE: Faravelli, aos 7min/2ºT, e aos 15min/2ºT
INDEPENDIENTE DEL VALLE
Ramirez; Segovia, Pacho, Schunke, Caicedo, Pellerano (Bryan Garcia), Faravelli, Ortiz (Murillo), Hurtado (Jhon Sánchez), Vite (Mera), Montenegro (Escobar);
Técnico: Renato Paiva
GRÊMIO
Brenno; Albuquerque (Cortez), Ruan, Rodrigues, D. Barbosa, L. Silva (Fernando Henrique), Pinares (Darlan), M. Henrique; Alisson (Léo Chú), D. Souza (D. Braz), Ferreira
Técnico: Renato Portaluppi
This website uses cookies.