Com o time desfalcado devido à suspensões e lesões na equipe que vinha jogando a Série A2, o Avenida foi até Venâncio Aires enfrentar o Guarani neste sábado, 18, pela 10ª rodada da primeira fase da competição.
Após a primeira derrota em casa, na partida contra o Lajeadense por 1 a 0 no dia 15, a equipe de Santa Cruz do Sul acabou derrotada pelo mesmo placar no Estádio Edmundo Feix em mais um clássico regional, com o Guarani alcançando o gol da vitória aos 48 minutos da segunda etapa, em uma infelicidade do zagueiro Luis Henrique, que tocou contra o próprio gol ao tentar cortar um cruzamento do lateral Xaro nos acréscimos.
Mesmo com a segunda derrota seguida, o Avenida permanece em posição confortável na tabela, com 17 pontos, na terceira posição do Grupo B. Já o Guarani entrou de vez na disputa pela classificação para a segunda fase, chegando a 10 pontos e na sexta posição, dois pontos atrás do São Paulo de Rio Grande, quarto colocado, o primeiro na zona de classificação.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O time da casa teve mais volume de jogo na primeira etapa, mas as chances de gol no Estádio Edmundo Feix foram escassas. A melhor chance do Guarani no primeiro tempo foi um chute de Kelvin aos dez minutos. O jogador recebeu cruzamento da direita mas definiu fraco para o gol do goleiro Rodrigo.
Lutando para retomar a primeira posição no Grupo B, o Avenida teve sua chance de abrir o placar aos 20 minutos, quando o zagueiro Luis Henrique cabeceou no travessão após cruzamento na área do Guarani. Mas foi só. Com um gramado pesado e jogo truncado no meio de campo, os jogadores pouco conseguiram criar no ataque e a partida foi com o placar zerado para o intervalo.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O time da casa precisava da vitória, e aumentou o ímpeto ofensivo. Sem titulares importantes como Dandan e Henrique Ávila, e com poucas opções no banco, o Avenida se segurava como podia.
Aos doze minutos, o Guarani ameaçou o gol de Rodrigo com uma jogada de Thomaz pela direita, que cruzou rasteiro e Vini tentou “de letra” na pequena área, mas a bola saiu à esquerda próxima à trave. O Avenida teve uma chance em cobrança de falta de Alexandre aos 16 minutos. A cobrança saiu da risca da área e ficou na barreira, e no rebote, Anderson Feijão completou por cima do gol.
Publicidade
Após muitas trocas nos dois times, o Guarani foi para a reta final da partida pressionando. Aos 33 minutos, o goleiro Rodrigo fez grande defesa e impediu o lateral Thomaz de abrir o placar, quando ele recebeu um lançamento longo na direita, invadiu a área e chutou cruzado, para a defesa do arqueiro alviverde.
O jogo se encaminhava para o empate, até que o Guarani foi premiado por sua insistência, já nos acréscimos. Em jogada pela esquerda, o lateral Xaro cruzou uma bola rasteira com força pra área do Avenida. O zagueiro Luis Henrique se antecipou e deu um carrinho para tentar cortar, e acabou tocando para o fundo do próprio gol, aos 48 minutos da segunda etapa.
Com a derrota, a segunda consecutiva na competição após sete jogos invictos, a equipe do Avenida segue na zona de classificação, na terceira posição do Grupo B, com 17 pontos. O Guarany de Bagé lidera com 19 pontos, e o Lajeadense é segundo com 18. O São Paulo de Rio Grande completa o G4, com 12 pontos. O Guarani alcançou 10 pontos e ficou na sexta posição, atrás do Inter de Santa Maria, que tem 11 pontos e é 5º. Tanto o Inter quanto o Guarani têm um jogo à menos em relação ao São Paulo, o primeiro na zona de classificação após a décima rodada, que tem neste domingo, 19, a partida entre Guarany e Lajeadense, 15 horas.
Publicidade
O próximo confronto do Periquito é contra o São Gabriel, nos Eucaliptos. A partida é quarta-feira, dia 22, 19 horas. Já o Guarani enfrenta o Inter de Santa Maria no próximo jogo, em partida atrasada da 7ª rodada, a partir das 20 horas, no Edmundo Feix, em Venâncio.
Técnico Márcio Nunes destaca o desgaste da equipe nas últimas partidas
O técnico do Avenida, Márcio Nunes, lamentou a derrota no clássico regional e ressaltou que sua equipe vem de uma sequência forte de confrontos, e acabou sentindo mais um jogo com campo pesado neste sábado, 18. Ele falou no microfone da Rádio Gazeta FM 107,9 após o jogo e avaliou a segunda derrota após nove jogos na Série A2 do Gauchão.
Publicidade
“Enfrentamos um Guarani totalmente diferente, uma equipe mais leve em relação a que a gente enfrentou em Santa Cruz quando nós vencemos. O gramado pesado, irregular, sabíamos que seria um jogo difícil, e tivemos uma infelicidade no último lance. A gente veio bem debilitado, com 17 atletas, com o desgaste de alguns jogadores, essa sequência de jogos é muito dificil”.
Para o próximo jogo, contra o São Gabriel em casa, o técnico do Avenida espera o retorno de jogadores que não puderam jogar neste sábado, 18, como Dandan, Juliano e Henrique Ávila. Tito, por sua vez, pode ser desfalque do jogo da quarta-feira, 22, pois deixou a partida com lesão muscular na segunda etapa do jogo contra o Guarani.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO SÉRIE A2 – 10ª RODADA
GUARANI-VA 1X0 AVENIDA
Local: Estádio Edmundo Feix, Venâncio Aires-RS
Arbitragem: Wagner Silveira Echevarria, com Luiz Paulo Duarte Rodrigues e Maurício Dalé Granatto
Quarto árbitro: Glederson de Almeida
Cartão amarelo: Felipe (Guarani); Marcão, Toto, Fernandinho (Avenida)
Gol: Luis Henrique, contra, aos 48min/2ºT (Guarani)
GUARANI-VA
Fabiano Heves; Thomaz, Felipe, Lucão e Xaro; Alexandre Gaúcho, Ramom (Luanderson), Ruan e Assis; Rafel (Leandro), Vini (Igor) e Kelvin
Técnico: Rodrigo Bandeira
AVENIDA
Rodrigo, Willian Gaúcho, Luis Henrique, Marcão e Roger; Toto, Anderson Feijão (Moisés Baiano); Laion, Vinícius (Lucas Lopes), Alexandre (Fernandinho) e Tito (Geovane)
Técnico: Márcio Nunes