Ypiranga x Brasil de Pelotas, Grêmio x Internacional serão os confrontos das semifinais do Campeonato Gaúcho de 2022.
A rodada final da fase de classificação aconteceu neste sábado, com todos os jogos iniciando às 16h30. Os confrontos entre os semifinalistas estão marcados para ocorrer nos dias 19 e 23 de março, segundo a FGF.
Grêmio vence o Ypiranga na Arena
Publicidade
Grêmio e Ypiranga fizeram o confronto valendo a liderança da tabela. O Tricolor precisava vencer e tirar três gols de saldo para assumir a ponta da tabela. Na primeira etapa, o Tricolor teve as melhores oportunidades. Hugo, do Ypiranga, teve a primeira chance do jogo em um cabeceio na área, pra fora. Campaz, do Grêmio, foi o nome do jogo na primeira etapa. Aos 24 ele quase abriu o placar ao tabelar com Janderson e chutar forte para o goleiro do Ypiranga espalmar. No escanteio, o colombiano cobrou com perfeição e fez um gol olímpico para abrir o placar em grande estilo. O próprio Campaz, em um chute no travessão, e Elias, chutando fraco na frente do goleiro, tiveram chance de ampliar na primeira etapa, mas o placar ficou em 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
Campaz, aos 12 minutos, quase marcou novamente, ao chutar de longe. A bola saiu à direita do gol do goleiro Edson, do Ypiranga. Logo depois, o Ypiranga saiu jogando errado e Villasanti roubou e arriscou da entrada da área, para mais uma defesa de Edson.
Publicidade
Bitello ampliou aos 18 do segundo tempo. Diogo Barbosa e Campaz iniciaram a jogada. Bitello recebeu na intermediária, avançou e acertou o canto do gol do Ypiranga para faer o 2 a 0.
O Ypiranga teve o atacante Jefferson, que entrou no segundo tempo, expulso aos 33 minutos. O jogador reclamou de uma falta com o assistente de arbitragem na beira do gramado e levou o vermelho direto.
Com a vitória, o Grêmio chegou a 21 pontos, mesma pontuação do Ypiranga, mas ficou atrás na tabela por um gol à menos de saldo. Em primeiro na classificação, o Ypiranga pega o Brasil de Pelotas, que venceu o Juventude por 1 a 0, e ultrapassou o Novo Hamburgo na tabela, ficando com a 4ª posição. Já o Tricolor encara o clássico Gre-Nal, pois o Internacional ficou na terceira posição na tabela, com 19 pontos.
Publicidade
Inter sai atrás e busca o empate em Bagé
O time do Internacional foi à campo com uma equipe mista para a última partida da primeira fase do Gauchão. O técnico Alexander Medina deu chances para Paulo Victor, na lateral esquerda, e Thiago Maia e Matheus Cadorini no ataque, além do volante Johnny, que atuou no lugar de Liziero no meio campo.
Já rebaixado, o Guarany jogou sem pressão e abriu o placar cedo no jogo. O zagueiro Kaíque Rocha, do Inter, saiu jogando errado. Juninho Tardelli roubou a bola e acionou Marcos Paulo, que chutou rasteiro, no canto de Daniel, para abrir o placar aos 19 minutos.
Publicidade
O Inter não jogava bem e não teve muitas chances de empatar. Aos 28, o volante Gabriel arriscou de longe, em chute pra fora. Aos 39, Kaíque Rocha lançou Cadorini, que chutou para a defesa do goleiro Otávio, do Guarany. Jarro acertou a trave do Inter aos 41, e o jogo foi para o intervalo com a vantagem do time da casa.
SEGUNDO TEMPO
O Internacional apresentava um futebol sem muita inspiração. Aos 13 minutos da segunda etapa, o técnico Alexander Medina mandou à campo Edenílson e David, no lugar de Johnny e Gustavo Maia. As modificações melhoraram a equipe. Aos 23, Victor Cuesta quase empatou ao receber cruzamento de Edenílson e cabecear para a defesa de Otávio. David concluiu aos 33, para mais uma defesa do goleiro do Guarany. Caio Vidal, que entrou no lugar de D’Alessandro aos 24 minutos, empatou o jogo aos 36 do segundo tempo. Em uma jogada de contra-ataque, Caio Vidal recebeu de David e avançou para chutar de canhota e definir o placar de igualdade.
Publicidade
O Guarany já estava rebaixado, e terminou na lanterna do campeonato, com seis pontos, na 12ª posição. Com o empate, o Inter chegou à 19 pontos, na terceira posição, e pega o Grêmio na semifinal. O União Frederiquense, que neste sábado, 12, foi derrotado pelo Caxias por 3 a 0, é o segundo rebaixado, ficando na 11ª posição, com 9 pontos.
As partidas entre Ypiranga x Brasil de Pelotas, e Grêmio x Internacional, que vão definir os dois finalistas, devem ocorrer nos dias 19 (sábado), e 19 (quarta-feira) de março.
Gauchão 2022 – 11ª rodada
Grêmio 2×0 Ypiranga
Guarany 1×1 Internacional
Brasil-Pel 1×0 Juventude
São José 1×0 Novo Hamburgo
Aimoré 1×0 São Luiz
Caxias 3×0 União Frederiquense
Classificação após a 1ª fase: Fonte FGF
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 11ª RODADA
GRÊMIO 2X0 YPIRANGA
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e hora: 12/03, 16h30
Arbitragem: Erico Andrade de Carvalho, auxiliado por Artur Avelino Birk Preissler e Otavio Legramanti
Cartões amarelos: Villasanti (Grêmio); Lorran, Windson (Ypiranga);
Cartão vermelho: Jefferson (Ypiranga)
Gols: Campaz, aos 25min/1ºT, Bitello, aos 18min/2ºT (Grêmio)
GRÊMIO
Brenno; Rodrigues, Pedro Geromel, Bruno Alves, Diogo Barbosa, Bitello (Lucas Silva), Villasanti, Campaz (Vini Paulista), Gabriel Silva (Benítez), Elias, Janderson
Técnico: Roger Machado
YPIRANGA
Edson; Gedeílson (Guilherme Amorim), Carlos Alexandre, Bruno Bispo, Diego (Marcão), Lorran (Jeferson), Robson, Lennon (Windson), Erick, Matheus Santos (Marcelinho), Hugo Almeida
Técnico: Luizinho Vieira
——————————–
GUARANY 1X1 INTERNACIONAL
Local: Estádio Estrela D’Alva, Bagé-RS
Data e hora: 12/03, 16h30
Arbitragem: Lucas Guimarães Rechatiko Horn, auxiliado por Leirson Peng Martins e Rodrigo Brand da Silva
Cartões amarelos: Otávio, David, Marcos Paulo (Guarany); Kaíque Rocha, Edenílson
Gol: Marcos Paulo, aos 19min/1ºT (Guarany); Caio Vidal, aos 36min/2ºT (Inter)
GUARANY
Otavio; Diego Macedo, Diego Rocha, Vavá, Raphinha, David, Juninho Tardelli, Lucas Hulk, Roger Bastos (Jefferson), Jarro (Pablo), Marcos Paulo.
Técnico: Cristian de Souza
INTERNACIONAL
Daniel; Bustos, Kaíque Rocha, Victor Cuesta, Paulo Victor (Heitor), Gabriel, Johnny (Edenílson), D’Alessandro (Caio Vidal), Maurício (Bruno Gomes), Gustavo Maia (David); Matheus Cadorini
Técnico: Alexander Medina