O Grêmio voltou a perder no Brasileirão. A equipe, comandada pelo técnico Wagner Mancini, foi derrotado em casa pelo Palmeiras por 3 a 1 neste domingo, 31, e segue o drama de permanecer na zona do rebaixamento, faltando 11 jogos para o Tricolor na competição.
O Grêmio saiu vencendo com um gol de Diego Souza no início do jogo, mas com dois gols de Raphael Veiga, e um de Breno Lopes, o Palmeiras virou o jogo e agora está a sete pontos do líder Atlético Mineiro. Já o Tricolor amarga a vice-lanterna, a sete pontos de sair do Z-4.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O time do Grêmio começou o jogo equilibrado, tocando a bola em velocidade. O time jogava bem contra o Palmeiras, e tinha mais volume ofensivo. Mas foi o Palmeiras quem teve a primeira chance, em uma cobrança de falta aos sete minutos, que Gustavo Scarpa cobrou no poste, em um chute rasteiro.
O Grêmio abriu o placar logo aos dez minutos. Em boa jogada de Douglas Costa pela esquerda, o meia gremista passou pela marcação e cruzou rasteiro para Diego Souza tocar na pequena área. e fazer o primeiro gol da tarde.
Mas após abrir o placar, o Grêmio passou a esperar o Palmeiras, e as jogadas de ataque ficaram mais raras. Diego Souza perdeu a chance de ampliar após uma boa defesa de Weverton, aos 28 minutos. O cruzamento veio da direita e o atacante quase fez seu segundo gol na partida, mas o goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira se jogou para fazer um milagre na Arena e evitar o gol.
Publicidade
O jogo se encaminhava bem para o Tricolor, mas tudo mudou em cinco minutos, na reta final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, o lateral do Palmeiras, Marcos Rocha, foi lançado na área por Rony. Thiago Santos dividiu a bola com o lateral e a bola se perdeu pela linha de fundo. O árbitro Savio Pereira Sampaio já havia assinalado tiro de mata, quando foi chamado pelo VAR para olhar o lance no vídeo. Após analisar as imagens, o juiz marcou pênalti de Thiago Santos, que empurrou o atleta do Palmeiras.
Raphael Veiga cobrou a penalidade e empatou o jogo. O gol pareceu ter abalado a equipe Tricolor. Aos 49, Raphael Veiga recebeu uma bola com liberdade na entrada da área do Grêmio, e bateu com qualidade no canto para fazer o 2 a 1 para os visitantes, na última jogada da primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Na segunda etapa, o Tricolor teve mais dificuldades de penetrar na defesa do time paulista. O Tricolor arriscou alguns chutes a gol, mas sem criar grande perigo contra a meta do goleiro Weverton.
Douglas Costa, aos dez minutos, e Cortez, aos 33, passaram perto em arremates de fora da área, mas a produção ofensiva foi muito baixa para uma equipe que precisava vencer em casa.
Aos 40 minutos, o Tricolor chegou a empatar com um gol de Elias Manoel, que entrou no lugar de Diego Souza na segunda etapa. Mas a torcida não conseguiu comemorar, pois a arbitragem, avisada pelo VAR, anulou o gol, marcando impedimento do atacante gremista.
Publicidade
Para piorar a situação, aos 49 do segundo tempo, Breno Lopes marcou o terceiro gol do Palmeiras, fechando a 15ª derrota do Grêmio no Brasileirão. O Tricolor segue na vice-lanterna, com 26 pontos em 27 partidas. O Palmeiras é segundo colocado, agora com 52 pontos.
Na próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, o Grêmio enfrenta o líder, Atlético Mineiro, 21 horas, em Minas Gerais, em jogo atrasado pela 19ª rodada. O Palmeiras volta à campo pelo Brasileirão no domingo, 7 de novembro, 16 horas, no clássico contra o Santos.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 29ª RODADA
GRÊMIO 1X3 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e Hora: 31/10, 16h
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)
Cartão amarelo: Kannemann, Thiago Santos, Jean Pyerre, Alisson (Grêmio); Felipe Melo, Luan (Palmeiras)
Gol: Diego Souza, aos 11min/1ºT (Grêmio); Raphael Veiga, aos 45min/1ºT e aos 49min/1ºT, Breno Lopes, aos 49min/2ºT (Palmeiras)
Publicidade
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Vilasanti (Campaz), Douglas Costa, Jean Pyerre (Jonatha Robert) e Alisson (Churín); Diego Souza (Elias Manoel)
Técnico: Wagner Mancini
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Danilo Barbosa); Gustavo Scarpa (Wesley), Dudu (L. Adriano), Rony (Breno Lopes)
Técnico: Abel Ferreira