O Grêmio está praticamente classificado para a próxima fase da Copa Sul-Americana 2021. Com a vitória sobre o Lanús por 4 a 1 na noite desta quinta-feira, 13, na Arena, o tricolor só deixa de seguir adiante na competição em caso de uma combinação muito improvável de resultados. Com um empate nos próximos dois jogos, o time gaúcho confirma matematicamente a classificação.
No segundo confronto contra a equipe do Lanús na Sul-Americana 2021 (o primeiro terminou com vitória tricolor por 2 a 1 na Argentina), o Grêmio venceu com gols de Matheus Henrique e Ferreira no primeiro tempo, e na segunda etapa, Ferreira, destaque da partida, marcou mais um, fechando o jogo em 3 a 1. A equipe argentina marcou com Burdisso no primeiro tempo.
A equipe do técnico Tiago Nunes conquistou a quarta vitória consecutiva na competição, e soma 12 pontos, na 1ª colocação do Grupo H. O La Equidad, da Colômbia, é segundo com seis pontos. Lanús é terceiro, também com seis pontos. Também nesta quinta-feira, pelo grupo do tricolor, a equipe venezuelana do Arágua perdeu em casa para o La Equidad-COL por 2 a 1.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou movimentado na Arena. Foram dois gols em apenas cinco minutos. Na primeira chegada gremista, Ferreira colocou a bola na cabeça de Matheus Henrique, no meio da área, que finalizou com precisão no canto para abrir o placar aos dois minutos.
O empate dos visitantes veio em seguida. Aos cinco, após escanteio da direita cobrado por De La Vega, o zagueiro Burdisso subiu alto para cabecear com força e empatar o jogo.
Publicidade
O tricolor controlava a partida, e seguiu rondando a área adversária. Aos 20 minutos, Churín quase marcou após Ferreira cruzar da esquerda e o goleiro argentino espalmar. A bola sobrou no rebote para o atacante gremista, que finalizou de canhota, pra fora. A pressão tricolor resultou em gol aos 22 minutos. Em um cruzamento perfeito de Rafinha na direita, Ferreira apareceu na área para cabecear com força, sem chances para o goleiro Morales: 2-1 Grêmio.
À frente no placar, o tricolor diminuiu o ímpeto ofensivo e passou a trocar passes em seu campo de defesa.
Aos 32, o time argentino perdeu grande chance de empatar a partida com o veterano Sand. Ele recebeu em condições na área e chutou por cima do gol, sem marcação, na frente do goleiro Brenno.
Publicidade
Aos 43, Thiago Santos cruzou para Churín na pequena área. O atacante não alcançou a bola rasteira, mesmo se atirando nela com um carrinho. Na jogada, o volante Thiago Santos acabou sentindo uma lesão na perna e saiu de campo para ser atendido. Ainda antes do fim da primeira etapa, o técnico Tiago Nunes tirou o volante de campo para colocar Maicon em campo, aos 46 minutos.
SEGUNDO TEMPO
O tricolor seguiu controlando a partida na segunda etapa. As principais jogadas de ataque saíam dos pés de Ferreira. Mas o time da casa também deu espaços ao adversário. Aos 9, o Lanús trocou passes na frente da área tricolor e De La Vega apareceu para finalizar de perna direita. A bola bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 14, Maicon chutou no canto, da entrada da área, e obrigou o goleiro Morales e pular para fazer boa defesa. Logo depois, Ferreira deu um belo passe para Diogo Barbosa na esquerda, entre os defensores. O lateral concluiu no meio do gol, e o arqueiro quase deu rebote. Churín chegava para completar mas Morales defendeu em dois tempos.
Publicidade
O Lanús voltou a chegar com perigo na área gremista aos 16 minutos, quando Geromel impediu o empate. Orsini fez jogada pela direita e cruzou para trás, e Sand ia marcar, mas foi desarmado pelo zagueiro tricolor.
O Grêmio começou a mudar o time aos 25. Saíram Churín, Luiz Fernando e Matheus Henrique, entraram Diego Souza, Guilherme Azevedo e Darlan.
Aos 32, Ferreira marcou o segundo dele na partida. Diego Souza roubou a bola no campo de ataque e tocou na área para Ferreira, que chegava no lado esquerdo para empurrar a bola para a rede, deixando 3-1 no placar.
Publicidade
Na sequência, Ferreira deixou a equipe para a entrada de Léo Pereira. Diego Souza por pouco não ampliou o placar aos 44. Em uma bola lançada pra área do Lanús, a zaga desviou a bola pra trás de cabeça. O goleiro argentino não saiu e o atacante gremista tentou encobrir, mas tocou por cima do gol.
Com a vitória, o Grêmio mantém os 100% de aproveitamento na Sul-Americana, e só perde a classificação com uma tragédia: um ponto basta à equipe de Tiago Nunes nos próximos dois jogos que tem para ser o líder do grupo ao final da fase.
Na próxima rodada da Copa Sul-Americana, o Grêmio enfrenta fora de casa o Aragua, da Venezuela, na quinta-feira, dia 20, 21h30. Já o Lanús joga em casa: pega o La Equidad, da Colômbia, no mesmo dia e horário do confronto tricolor.
O Grêmio agora volta a pensar no Gauchão. O primeiro jogo da grande final, contra o Internacional, é no domingo, 16/05, 16 horas, com transmissão da Rádio Gazeta e cobertura minuto a minuto do Portal Gaz.
FICHA TÉCNICA – COPA SUL-AMERICANA
GRUPO H – 4ª RODADA
GRÊMIO 3×1 LANÚS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 13/05/2021, quinta-feira
Horário: 19h15
Árbitro: Daniel Fedorczuk
Assistentes: Martin Soppi e Carlos Barreiro (trio uruguaio)
Cartões amarelos: Rafinha, Tiago Nunes, Ruan (Grêmio); Burdisso, Aguirre, Acosta (Lanús)
Cartão vermelho:
Gols: GRÊMIO – Matheus Henrique, aos 2min/1ºT, Ferreira, aos 22min/1ºT e aos 32min/2ºT; LANÚS – Burdisso, aos 5min/1ºT
GRÊMIO
Brenno; Rafinha, Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Maicon), Matheus Henrique (Darlan) e Lucas Silva; Luiz Fernando (Guilherme Azevedo), Ferreira (Léo Pereira) e Churín (D. Souza)
Técnico: Tiago Nunes
LANÚS
Morales; Aguirre, Burdisso, Alexis Pérez e Bernabei; Cechi (Vera), Aude (Esquivel), De la Vega; Acosta (Besozzi); Orsini (Orozco) e Sand (López)
Técnico: Luiz Zubeldía
This website uses cookies.