O Grêmio vai ficar de fora da fase de grupos da Libertadores 2021. A equipe gaúcha foi derrotada na Arena, em Porto Alegre, pela fase preliminar da competição nesta quarta-feira, 14. O placar foi 2 a 1, igual ao jogo de ida, que ocorreu no Paraguai na semana passada.
Jean Pyerre abriu o placar, Ortíz empatou no último lance do primeiro tempo, e o mesmo Ortíz virou o jogo na segunda etapa, onde o tricolor teve Maicon expulso e um gol anulado que gerou bastante reclamação.
Com o resultado, o tricolor seguirá para a Copa Sulamericana, e o Del Valle ruma ao Grupo A da Libertadores da América.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O jogo foi movimentado na Arena. As duas equipes apresentavam um bom toque de bola e o jogo era em velocidade.
A primeira chance foi dos visitantes. Ortiz bateu falta e Montenegro aproveitou a bola tocada pro meio da área, mas chutou por cima do gol.
Depois disso, o Grêmio teve uma sequência de chances perdidas. Aos 11, Ferreira cabeceou por cima após escanteio.
Publicidade
Aos 14, um lance polêmico causou muita reclamação do lado tricolor. Ferreira chegou a marcar o gol após lançamento de Matheus Henrique na área, mas o lance foi anulado pela arbitragem, que viu impedimento do atacante gremista.
O tricolor melhorou na partida, e chegou ao gol aos 21 minutos. Alisson tocou pra área e a defesa rebateu. Jean Pyerre dominou na entrada da área e mandou uma bomba para abrir o placar.
Jean Pyerre ainda deixou Maicon na cara do gol aos 34 minutos. O goleiro Ramirez, do Independiente del Valle, operou um milagre e defendeu com o rosto a finalização do volante gremista, impedindo o segundo gol.
Publicidade
Aos 37, mais um milagre do goleiro equatoriano. Ferreira recebeu de Diego Souza, limpou a defesa e entrou na área para marcar, mas o chute rasteiro foi defendido com os pés pelo goleiro Ramirez.
Aos 44, Alisson perdeu mais uma chance após cruzamento da direita do garoto Felipe. Ele se atirou na bola na área mas não alcançou.
O castigo veio aos 47 do primeiro tempo. Após uma falta na entrada da área, Ortiz acertou o ângulo do gol gremista em um chute com extrema felicidade, deixando o jogo em 1 a 1.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O tricolor continuou perdendo chances de marcar no segundo tempo. Diego Souza recebeu na entrada da área aos 10 minutos e chutou por cima na saída do goleiro.
O situação, que já era difícil, ficou pior aos 17 minutos. Maicon fez falta em Faravelli e tomou o segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida. O primeiro havia sido por reclamação.
Publicidade
Aos 20, o Del Valle matou o jogo, marcando o segundo gol. Ortíz recebeu uma bola livre no meio da zaga gremista, matou no peito e chutou pro gol.
Alexandre Mendes, auxiliar de Renato Portaluppi, que não pode treinar o time do banco de reservas em virtude da Covid-19, ainda fez trocas no time, mas, com um jogador a menos, o Grêmio pouco criou para fazer o gol e buscar a virada.
Com a derrota por 2 a 1, o Grêmio deixa a Libertadores e irá jogar a Copa Sulamericana em 2021. Os adversários do tricolor na primeira fase da Sulamericana serão La Equidad (COL), Lanús (ARG), e Aragua (VEN).
O primeiro jogo do Grêmio na competição é dia 22 de abril, em casa, contra o La Equidad.
Já o Independiente Del Valle está classificado para o Grupo A da Libertadores, onde enfrenta Palmeiras, Defensa y Justicia (ARG), e Universitário (PER).
FICHA TÉCNICA
PRÉ-LIBERTADORES – 3ª FASE
GRÊMIO 1X2 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e horário: Quarta-feira, 14/04, 19h15
Arbitragem: Patricio Loustau (ARG), com Juan Belati (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Cartão amarelo: Alisson, Maicon, Cortez, Diego Souza, Kannemann (Grêmio); Pacho, Hurtado (I. del Valle)
Cartão vermelho: Maicon (Grêmio)
Gols: GRÊMIO – Jean Pyerre, aos 22min/1ºT; I. DEL VALLE – Ortiz, aos 47min/1ºT, Ortiz, aos 20min/2ºT
GRÊMIO: Brenno; Felipe, Rodrigues, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique (Lucas Silva), Alisson (Pepê), Ferreira (Luiz Fernando) e Jean Pyerre (Darlan); Diego Souza (Ricardinho)
Técnico: Alexandre Mendes (interino)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramirez; Segovia, Pacho, Schunke, Caicedo (Chavez), Pellerano, Faravelli, Ortiz (Escobar), Hurtado (Landázuri), Vite, Montenegro (Murillo);
Técnico: Renato Paiva