O Grêmio assumiu a ponta da tabela do Campeonato Gaúcho na noite deste domingo, 6, ao vencer o Guarany de Bagé na Arena pelo placar de 2 a 0. Na primeira etapa, Janderson contou com um erro da defesa para abrir o placar para o Tricolor logo no início da partida. No segundo tempo, o Grêmio controlou a partida e marcou com Diego Souza.
Com a vitória, o Tricolor é líder com 10 pontos em quatro partidas, com três vitórias e um empate. Na vice-liderança está o Ypiranga de Erechim, que venceu o Inter por 3 a 1 no sábado, 5, no Colosso da Lagoa. (veja a tabela de classificação abaixo)
PRIMEIRO TEMPO
A dois minutos de partida, o Tricolor abria o placar. Thiago Santos lançou em direção a meta do Guarany, o goleiro saiu do gol em direção à bola, mas o lateral Vavá, do time visitante, desviou a bola no caminho e atrapalhou o arqueiro. Ela sobrou fácil para Janderson tocar quase dentro do gol e abrir o placar.
Publicidade
Apesar de estar na frente, o Tricolor não teve muitas chances de ampliar o placar na primeira etapa. O time da casa dominava a posse de bola, e as melhores chances foram de chutes de fora da área. Lucas Silva carimbou a trave aos 20 minutos, após corta-luz de Thiago Santos na frente da área. Aos 30 minutos, o Grêmio perdeu Campaz, lesionado. O jogador havia sofrido falta momentos antes e tentou ficar em campo, mas saiu sentindo dores no joelho. Benítez entrou em seu lugar e fez sua estreia com a camisa gremista.
Aos 34, em mais um chute de fora, Lucas Silva voltou a assustar a defesa do Guarany. Ferreira foi à linha de fundo e cruzou para a área, e o time do Grêmio pediu toque de mão do jogador. A arbitragem não assinalou irregularidade e o lance seguiu, para o chute do volante gremista, para fora.
SEGUNDO TEMPO
O Grêmio manteve a posse de bola na segunda etapa, mas pressionava pouco o time do Guarany, que se mantinha forte na marcação.
Publicidade
Aos 13 minutos, Vagner Mancini mudou a equipe novamente: saíram Lucas Silva e Thiago Santos, e entraram Fernando Henrique e Villasanti. Logo no minuto seguinte, o Tricolor ampliou o placar. Benítez lançou Diego Souza, que recebeu na frente da área e avançou, chutando rasteiro para vencer o goleiro Otávio aos 14 minutos de segundo tempo.
O Guarany arriscou um chute pra fora com Gustavo Carrilho, aos 17 minutos, mas ficou longe de levar perigo à meta do goleiro Tricolor, Gabriel Grando.
O Tricolor teve chances de ampliar: aos 23, Janderson chutou por cima após cruzamento de Benítez que cruzou a área. O atacante soltou a bomba pelo lado direito da área, mas a conclusão foi para fora.
Publicidade
Aos 25, Diego Souza pegou o rebote de um chute de Villasanti e marcou o gol. Mas a arbitragem anulou o lance corretamente, pois o atacante estava em impedimento.
Ferreira fez grande jogada aos 33. Ele avançou em velocidade pela esquerda e invadiu a área, mas bateu sobre o goleiro, que saiu na bola. Janderson pegou o rebote e concluiu à gol com o goleiro caído, e graças ao volante David, o Guarany saiu da Arena sem levar o terceiro gol.
A vitória por 2 a 0 deixa o Grêmio na liderança, com um ponto a ais que o vice-líder Ypiranga. Já o Guarany de Bagé sofreu a quarta derrota consecutiva no Gauchão, e é o lanterna, na 12ª posição, ainda sem pontuar.
Publicidade
Na próxima rodada, o Grêmio joga fora de casa contra o Aimoré, na quarta-feira, dia 9, a partir das 20h30. O Guarany tenta a recuperação no campeonato em casa, contra o Caxias, também na quarta-feira, 9, com início às 21h30.
Resultados – Gauchão 4ª rodada
Sábado, 5/02
Ypiranga 3×1 Internacional
Domingo, 6
Caxias 4×0 Brasil-Pel
União Frederiquense 2×1 Juventude
Novo Hamburgo 0x0 São Luiz
São José 0x2 Aimoré
Publicidade
Classificação: (Fonte: FGF)
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 4ª RODADA
GRÊMIO 2X0 GUARANY
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e horário: 06/02/2022, 19h30
Arbitragem: Rodrigo Brand da Silva, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Juarez de Mello Júnior
Cartão amarelo: Thiago Santos (Grêmio); Jarro, Vavá (Guarany)
Gol: Janderson, aos 2min/1ºT, Diego Souza, aos 14min/2ºT (Grêmio)
GRÊMIO
Gabriel Grando; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Villasanti), Lucas Silva (Fernando Henrique), Campaz (Benítez), Ferreira e Janderson (Gabriel Silva); Diego Souza.
Técnico: Vagner Mancini
GUARANY
Otávio Passos; Raphinha, Léo Kanu, Diego Macedo (Gustavo Sapeca) e Vavá; David, Wagner Freitas, Rafael Carrilho (Robert William), Lucas Hulk (Marcos Paulo), Wallan Luan (Leandro Canhoto) e Jarro (Roger) .
Técnico: Cristian de Souza