Grêmio e Flamengo começaram nesta quarta-feira, 25, na Arena, em Porto Alegre, a decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Melhor na etapa inicial, o Grêmio perdeu gols e ainda ficou com um jogador a mais ainda no primeiro tempo. Mas na segunda etapa o Flamengo abriu o placar com o zagueiro Bruno Viana, e a equipe da casa se desestabilizou tentando buscar o empate. Na reta final, o time carioca fez mais três gols, com Michael, Rodinei e Vitinho, fechando uma goleada histórica por 4 a 0 em Porto Alegre, encaminhando sua classificação para as semifinais ainda no jogo de ida.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio apresentou um bom futebol na primeira etapa, e teve chances de sair na frente na Arena. Ainda antes do primeiro minuto, o atacante Borja finalizou pela primeira vez para o tricolor, pegando o rebote de um chute de Villasanti na entrada da área e chutando perto da trave esquerda do goleiro Diego Alves, do Flamengo.
Publicidade
Douglas Costa chutou por cima aos onze minutos, após jogada de Rafinha pelo meio e finalização de fora da área. Mas o meia do tricolor, de boa atuação no jogo até então, teve azar na noite desta quarta-feira, 25, e acabou deixando o campo sentindo uma lesão na perna esquerda, sendo substituído por Ferreira aos 28 minutos de jogo.
O Flamengo finalizou pouco na primeira etapa. Após um cabeceio do zagueiro Bruno Viana em cobrança de falta pra área no início do jogo, Arrascaeta chutou por cima com perigo aos 34 minutos. Aos 36, Bruno Henrique, que também deixou o gramado no primeiro tempo por lesão, sendo substituído por Michael, invadiu a área pela esquerda e chutou forte para a defesa de Gabriel Chapecó.
Aos 44 minutos, o Flamengo ficou com um a menos. O jogador chileno Isla foi expulso após tomar o segundo amarelo, por fazer falta em Alisson perto da área.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Com um jogador a mais em campo, o tricolor tinha mais espaço, e dominou a posse de bola na segunda etapa. Mas foi o Flamengo quem começou a chegar próximo da área adversária. Aos três minutos, Michel chutou cruzado pro gol e obrigou Gabriel Chapecó a voar para fazer boa defesa.
Aos sete, o time carioca abriu o placar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Bruno Viana dominou na área e chutou pro gol. A bola desviou na defesa e enganou o goleiro do Grêmio, morrendo no fundo da rede para deixar o placar em 1 a 0 para os visitantes.
Publicidade
O Grêmio foi para cima para buscar o empate. Luiz Felipe Scolari mandou à campo o estreante Jaminton Campaz, colombiano recém contratado pelo tricolor, no lugar de Lucas Silva, aos 13 minutos.
Aos 20, Borja marcou presença na área ao cabecear com força pro gol após cruzamento da esquerda. O goleiro Diego Alves espalmou e evitou o gol.
O tricolor pagou caro pelos gol perdidos. Na reta final, os cariocas aproveitaram a desorganização gremista para ampliar o placar e encaminhar a classificação. Aos 39, Michael marcou o segundo gol após ser lançado por Vitinho e chutar com força. Mesmo com um a menos, o Flamengo ampliava o marcador.
Publicidade
Aos 45, o lateral Rodinei, ex-Inter, que entrou no lugar de Gabigol, marcou o terceiro. Vitinho cruzou da esquerda e o jogador cabeceou na área após a bola passar por Rafinha, para fazer 3 a 0.
O lateral gremista Vanderson foi expulso aos 47. Ele entrou de sola em jogada com Vitinho e recebeu o cartão vermelho direto.
Aos 49, Michael invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Luiz Fernando. Pênalti cobrado por Vitinho, que finalizou a goleada carioca em plena Arena: 4 a 0 para o Flamengo, e a equipe gaúcha precisará vencer o jogo de volta por pelo menos quatro gols para levar o jogo para os pênaltis. Não há saldo qualificado.
Publicidade
O jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Flamengo e Grêmio está marcado para o dia 15 de setembro, no Maracanã. Os próximos compromissos das equipes são pelo Brasileirão. Em situação complicada na tabela, na 17ª posição, o Grêmio encara o Corinthians na Arena no sábado, 28, a partir das 21 horas. Já o Flamengo, que é quinto colocado, joga fora de casa contra o Santos, também no sábado, 19 horas.
Copa do Brasil, 25/08 – Resultados
Quartas de final – Ida
Athletico-PR 1 x 0 Santos
Grêmio 0 x 4 Flamengo
São Paulo 2 x 2 Fortaleza
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – QUARTAS DE FINAL
GRÊMIO 0 x 4 FLAMENGO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 25/08/2021, quarta-feira
Horário: 21h30
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Evandro de Melo Lima
VAR: Rodrigo do Amaral (quarteto paulista)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Ferreira e Luiz Fernando (Grêmio); Diego, Isla, Gabigol (Flamengo)
Cartões vermelhos: Vanderson (Grêmio); Isla (Flamengo)
Gols: Bruno Viana, aos 8min/2ºT, Michael, aos 40min/2ºT, Rodinei, aos 46min/2ºT, Vitinho, aos 51min/2ºT (Flamengo)
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Rafinha; Thiago Santos (Diego Souza), Lucas Silva (Campaz) e Villasanti; Douglas Costa (Ferreira), Alisson (Alisson) e Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari
FLAMENGO
Diego Alves; Isla, Bruno Viana, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Thiago Maia), Éverton Ribeiro (Vitinho), De Arrascaeta (Matheuzinho) e Bruno Henrique (Michael); Gabigol (Rodinei).
Técnico: Renato Portaluppi