O Grêmio assumiu a ponta da tabela da Série B do Brasileirão. Com a terceira vitória compecutiva na competição, o Tricolor bateu o CRB por 2 a 0 na tarde deste sábado, 30, na Arena, pela quinta rodada. Os gols foram de Elias e Bitello, ambos na primeira etapa, mas o time gaúcho perdeu diversas chances de marcar, e poderia ter construído uma goleada contra o lanterna da competição. Com dez pontos em cinco jogos, o Tricolor fica de olho na partida Chapecoense x Cruzeiro, na noite deste sábado, para ver se termina a rodada na liderança.
PRIMEIRO TEMPO
O Tricolor comandou bem a partida. Com boa atuação de Gabriel Teixeira no ataque, Elias foi ao time no lugar de Campaz, e deu poder de finalização ao Tricolor.
Publicidade
Após os dez minutos de jogo o Grêmio apertou a pressão contra o CRB. Até então, o ataque tinha conseguido alguns cruzamentos pra área e chutes sobre a defesa. Mas aos 13, Elias abriu o placar e começou a construir a vitória. Diego Souza recebeu na frente da área e deu a assistência para Elias, que chegava pelo lado direito. Ele chutou com qualidade no canto do gol, sem chance para o goleiro Diogo.
O CRB criava pouco, e ainda se atrapalhava na defesa. Aos 28, Nicolas cobrou lateral para a área do time visitante, a bola quicou e encobriu o goleiro, quase entrando no gol, mas Diogo se recuperou e ficou com a bola.
No melhor momento do time alagoano no primeiro tempo, o CRB perdeu duas chances de empatar. Na primeira, o zagueiro Gum cabeceou para o CRB após escanteio, aos 31 minutos, e Brenno espalmou no alto para tocar para escanteio. Aos 35, o lateral Reginaldo perdeu um gol inacreditável. Geromel tirou em cima da linha o chute na área de Guilherme Romão. A bola sobrou livre para Reginaldo, que tinha só o gol pela frente, mas ele chutou torto e a bola saiu à esquerda do gol, para sorte do Tricolor.
Publicidade
E se o CRB não marcava, o segundo gol do Grêmio saiu aos 40 minutos. Em um contragolpe pela esquerda, Gabriel Teixeira recebeu de Diego SOuza e avançou até a quina da área, de onde rolou para trás para Bitello, que acertou um chute no ângulo. A bola ainda bateu no travessão antes de cair dentro do gol, uma pintura na Arena para fazer Grêmio 2 a 0. No último lance de perigo, Rodrigo Ferreira cruzou da direita e Gabriel Teixeira cabeceou por cima do gol, aos 44.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa foi de gols perdidos para o Tricolor. Diego Souza teve pelo menos duas ótimas chances para ampliar o placar. Aos seis minutos, Elias cruzou rasteiro da direita na área, e o centroavante, livre, tocou por cima.
O CRB arriscou de longe, em contra-ataque, aos nove minutos. Richard chutou com perigo, e a bola saiu perto da trave esquerda de Brenno.
Publicidade
Aos 15, nova chance perdida de Diego Souza. Ele mesmo iniciou a jogada, e lançou Gabriel Teixeira às costas da zaga na área, que finalizou, e o goleiro deu rebote. Mais uma vez a bola apareceu para Diego Souza na cara do gol. Desta vez ele soltou uma bomba, que saiu por cima.
Aos 21, foi a vez de Elias perder o gol. Ele foi lançado na direita e chegou a driblar o goleiro na área, mas se desequilibrou e errou o chute, com apenas um zagueiro pela frente.
O atacante Elkeson, que veio do futebol chinês, fez sua estreia pelo Grêmio. Ele entrou aos 22 do segundo tempo, no lugar de Diego Souza. O Tricolor seguiu buscando o gol, e chegou a marcar com Elias, aos 27. Mas a arbitragem anulou o lance após conferência com o VAR, pois o atacante recebeu o passe em impedimento na área.
Publicidade
O lateral esquerdo Nicolas foi expulso aos 46 minutos, por falta dura em Wallace, do CRB. Ele desfalca o Grêmio no jogo contra o Cruzeiro, no próximo domingo, dia 8, em Minas Gerais.
A vitória contra o CRB por 2 a 0 deu a liderança ao Grêmio. Com dez pontos, junto com o Bahia, em segundo, o Tricolor assume a ponta da tabela e fica de olho no jogo Chapecoense x Cruzeiro, que ocorre na noite deste sábado. O time catarinense ultrapassa o Tricolor em caso de vitória, e o Cruzeiro, caso bata a Chape, chega aos mesmo dez pontos que o Grêmio, mas no momento tem quatro gols a menos de saldo.
Na próxima rodada, o CRB, que é lanterna da competição, com um ponto em quatro jogos, recebe o Sampaio Corrêa, na segunda-feira, dia 9, 20h. O jogo Cruzeiro x Grêmio, pela sexta rodada, no domingo, 8, inicia às 16 horas.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO SÉRIE B 5ª RODADA
GRÊMIO 2X0 CRB
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e Hora: 30/04, 16h30
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartão amarelo: Yago, Emerson Negueba (CRB)
Cartão vermelho: Nicolas (Grêmio)
Gol: Elias, aos 10min/1ºT, Bitello, aos 40min/1ºT (Grêmio)
GRÊMIO
Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva); Bitello (Diogo Barbosa), Elias (Campaz), Gabriel Teixeira (Janderson)e Diego Souza (Elkeson)
Técnico: Roger Machado
CRB
Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Yago Mendonça e Guilherme Romão; Marthã (Wallace, depois Braian), Yago e Raul Prata (Vico); Gustavo Apis (Fabinho), Richard (Emerson Negueba) e Anselmo Ramon.
Técnico: Marcelo Cabo