Na segunda rodada da competição, o Grêmio estreou em grande estilo no Gauchão, com uma goleada de 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, na Arena. Três gols saíram ainda no primeiro tempo: Lucas Silva, Ferreirinha e Guilherme Azevedo iniciaram a vitória. Na segunda etapa, o Xavante descontou com André Krobel, mas Isaque deu números finais à partida. Com a vitória, o tricolor faz três pontos e ocupa a terceira posição na tabela de classificação, atrás de Aimoré (6) e Ypiranga (4). O Brasil soma sua segunda derrota na competição e é o lanterna.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio não demorou para tomar a iniciativa da partida. Os primeiros 20 minutos foram praticamente um jogo de ataque contra a defesa: o Brasil pouco conseguia tocar na bola no gramado da Arena.
A pressão inicial deu certo. Foram diversas bolas para a área adversária, até que, aos 13 minutos, o zagueiro Heverton puxou a camisa de Thaciano na área. Pênalti assinalado pelo árbitro Roger Goulart, e cobrado com qualidade por Lucas Silva, em um chute forte no canto, abrindo o placar na Arena.
Publicidade
O segundo gol foi logo em seguida. Aos 19 minutos, Ferreirinha marcou de cabeça. Ele recebeu um lançamento na área e apareceu às costas da zaga, cabeceando pra trás e encobrindo o goleiro Xavante, fazendo Grêmio 2-0 em uma bela jogada.
A primeira chance de gol do Brasil foi com Jarro, aos 22 minutos. Após chute de Douglas Araújo, a bola sobrou para ele tentar de cabeça, sem sucesso.
Aos 28 da primeira etapa, o time do técnico Renato Portaluppi começou a construir sua goleada. Após rebatida da defesa do Brasil, Ferreira acionou Rodrigues, que passou para Pinares. O cruzamento pela direita achou a cabeça de Guilherme Azevedo dentro da pequena área, que cabeceou para marcar seu primeiro gol da carreira com o manto gremista, fazendo 3 a 0 para o time da casa ainda na primeira etapa. Aos 43, Ferreirinha, com destaque na primeira etapa, quase marcou o quarto ao chutar de dentro da área uma bola à meia altura, que Matheus Nogueira defendeu em dois tempos.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Brasil de Pelotas aumentou seu ímpeto ofensivo nos primeiros instantes e foi pra cima do tricolor. Aos três minutos, o lateral André Krobel venceu a defesa do Grêmio na área pela direita e chutou cruzado, de perna direita, descontando no placar: 3-1.
Mas o Grêmio estava bem postado na partida. Visando a final da Copa do Brasil no próximo domingo, os garotos queriam mostrar trabalho para o técnico Renato. Em um belo lançamento de David Braz, Vanderson rolou para Isaque dominar e bater em gol, fazendo o quarto para o time da casa aos oito minutos.
Publicidade
Aos 32 minutos, o Grêmio perdeu Ferreirinha, expulso. O jogador deixou o braço em uma disputa de bola no meio de campo com o jogador Matheuzinho, e tomou cartão vermelho direto.
Nos minutos finais, o tricolor aproveitou para mudar o time, colocando os jovens Ricardinho, Pedro Lucas, Ruan e Lucas Araújo. A equipe manteve a superioridade da equipe da casa até o final da partida, e o Grêmio comemorou uma goleada na estreia do Campeonato Gaúcho.
Ainda pela segunda rodada do Gauchão, nesta quarta-feira, 3, Ypiranga e Novo Hamburgo empataram em 3 a 3, e o Aimoré venceu o Esportivo por 2 a 0.
Publicidade
O próximo jogo do Grêmio é a grande decisão da Copa do Brasil, no domingo, 7. A equipe precisa vencer por dois gols de diferença para levar o Hexacampeonato, já que foi derrotada por 1 a 0 na partida de ida, na Arena. A final ocorre a partir das 18 horas, no Allianz Parque, em São Paulo.
Pelo Gauchão, a próxima partida do tricolor ainda não tem data definida. O Grêmio enfrenta na terceira rodada o São José, no Estádio Francisco Novelleto, em Porto Alegre. O jogo ainda não está marcado pois o resultado da Copa do Brasil pode mudar o calendário gremista. Caso não vença a Copa, o Grêmio tem a pré-Libertadores já na semana seguinte.
Já o Brasil de Pelotas, que estreou com derrota para o Aimoré por 1 a 0 e nesta quarta somou seu segundo insucesso no Gauchão, vai tentar os primeiros pontos no campeonato na Montanha dos Vinhedos no sábado, dia 6, a partir das 20 horas, contra o Esportivo.
Publicidade
Gauchão 2021 – 2ª rodada
Quarta, 03/03, 20h
Grêmio 4×1 Brasil
Ypiranga 3×3 Novo Hamburgo
Aimoré 2×0 Esportivo
Quinta, 04/03, 20h
Pelotas x Inter (Transmissão Rádio Gazeta 107.9 FM)
Juventude x São Luiz
São José x Caxias
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO – 2ª RODADA
GRÊMIO 4X1 BRASIL-PEL
Data e horário: Quarta-feira, 3 de março, 20h00m
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Roger Goulart, com Andre da Silva Bittencourt e Maíra Mastella Moreira
Quarto árbitro: Marcus Vinícius Gonçalves dos Santos
Cartão amarelo: Thaciano, David Braz (Grêmio); Heverton, Igor Miranda (Brasil-Pel)
Cartão vermelho: Ferreira (Grêmio)
Gols: GRÊMIO – Lucas Silva, aos 14min/1ºT, Ferreira, aos 18min/1ºT, Guilherme Azevedo, aos 27min/1ºT, Isaque, aos 8min/2ºT; BRASIL – André Krobel, aos 3min/2ºT
GRÊMIO
P. Victor; Vanderson (Ruan), Rodrigues, David Braz e Bruno Cortez; Lucas Silva (Lucas Araújo); Thaciano (Pedro Lucas), Pinares (Darlan), Guilherme Azevedo e Ferreira; Isaque (Ricardinho)
Técnico: Renato Portaluppi
BRASIL-PEL
Matheus Nogueira; André Krobel, Ícaro, Heverton e Igor Miranda; Everton Dias, Bruno Matias, Matheuzinho (Cristian), Douglas Araújo (Gabriel Terra), Jarro (Leo Ferreira); Bruno Paraíba (Netto)
Técnico: Cláudio Tencati
GOLS: confira os gols da partida, na transmissão da Gazeta FM 107,9, narração de Jorge Baltar: