O Grêmio voltou a jogar bem no Campeonato Brasileiro, venceu o Bragantino por 3 a 0 nesta terça-feira, 16, e segue respirando no Brasileirão, a fim de evitar o rebaixamento na próxima temporada.
Com três gols no primeiro tempo, marcados por Diego Souza, Lucas Silva e Jhonata Robert, o Tricolor venceu sua nona partida na competição e ganhou uma posição na tabela. Ainda em situação delicada, o Grêmio ultrapassou o Sport e agora é 18º colocado, com 32 pontos, a quatro pontos do Bahia, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta a Chapecoense, em Santa Catarina.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O Tricolor tratou de atacar durante toda a primeira etapa. A um minuto, Jhonata Robert, que apareceu como titular, já chutava com perigo contra o gol do Bragantino.
O gol veio cedo: aos três minutos, Ferreira invadiu a área e chutou para o gol. Ela tocou no braço de Luciano e a arbitragem assinalou o pênalti. Diego Souza bateu no meio do gol, o goleiro deu rebote, e o próprio centroavante gremista completou de cabeça para abrir o placar aos quatro minutos.
Campaz arriscou chute com perigo aos dez minutos. O Bragantino tinha dificuldades em armar as jogadas, e pouco conseguia fazer. A equipe paulista entrou em campo com um time reserva, pois no próximo final de semana faz a final da Copa Sulamericana, contra o Athletico Paranaense.
Publicidade
Mas o Grêmio nada tinha a ver com os problemas do Bragantino. O time gaúcho buscava a vitória para resolver os seus problemas e respirar no campeonato.
Campaz perdeu nova chance aos 15, quando recebeu de Jhonata Robert na área e chutou prensado com a defesa. O Tricolor pediu novo pênalti do Bragantino aos 17. Campaz cabeceou e a bola bateu no braço de Weverton, mas o juiz interpretou como lance normal.
A única chance de gol do Bragantino na primeira etapa foi aos 23 minutos. Em cobrança de falta frontal para o gol, Luan Cândido tirou da barreira e acertou o canto, mas o goleiro Brenno caiu para fazer boa defesa e espalmar.
Publicidade
O Grêmio ampliou aos 33. Ferreira fez jogada pela esquerda após receber de Campaz. Ferreira cruzou para trás para Lucas Silva, que chutou forte na área para fazer o segundo gol.
Logo em seguida, o terceiro: Jhonata Robert arriscou o chute de longe e acertou o cantinho, em bola sem chances para o goleiro do Bragantino. Campaz, em chute de fora, e Thiago Santos, em cabeceio após escanteio, ainda tiveram chances de marcar nos acréscimos, mas o Tricolor foi para o intervalo vencendo por três a zero no placar.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O jogo perdeu em emoção na segunda etapa. O Grêmio tirou o pé do acelerador, e o Bragantino sofria com a falta de qualidade de seu time misto, para tentar o gol.
Alisson e Churín entraram no time do Grêmio aos 24 da segunda etapa, mas Ferreira seguia como o jogador de frente mais perigoso. Aos 21, ele parou no goleiro Júlio Cesar ao receber na frente com liberdade, mas demorou para chutar e o goleiro espalmou a finalização. Aos 42, mais uma vez Ferreira chutou na área, para fora, perdendo nova chance.
O Bragantino quase descontou aos 46. O atacante Alerrandro foi lançado na área e chegou na cara do goleiro. Ele tocou a bola sobre o arqueiro do Grêmio, mas Kannemann apareceu quase sobre a linha do gol para evitar o gol de honra dos visitantes.
Publicidade
A vitória dá nova esperança ao torcedor, que agora fica de olho no jogo do Bahia, contra o Sport, em Pernambuco, na próxima quinta-feira, dia 18. Com 32 pontos, o Grêmio agora é 18º colocado, e está a quatro pontos do Bahia, o primeiro time fora da zona do rebaixamento, que tem 36 pontos.
O Tricolor volta a jogar no sábado, 20, na Arena Condá, contra a Chapecoense. O jogo inicia 19 horas. O Bragantino joga a final da Sulamericana no próximo sábado, contra o Athletico Paranaense. A equipe já jogou pela 34ª, em jogo antecipado no dia 28 de outubro, quando venceu o Sport por 3×0.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 33ª RODADA
GRÊMIO x RED BULL BRAGANTINO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 16/11/2021, terça-feira
Horário: 18 horas
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (quarteto potiguar)
Gol: Diego Souza, aos 4min/1ºT, Lucas SIlva, aos 34min/1ºT, Jonatha Robert, aos 37min/1ºT (Grêmio)
GRÊMIO:
Brenno; Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Thiago Santos (Sarará) Lucas Silva (Victor Bobsin), Campaz (Jean Pyerre); Ferreira Jhonata Robert (Alisson); Diego Souza (Churín)
Técnico: Vagner Mancini
BRAGANTINO:
Julio Cesar; Weverton, Realpe (Haydar), Natan e Guilherme (Martinez); Luciano (Cristiano), Luan Cândido, e Pedrinho (Bruninho); Weverson (Leandrinho), Alerrandro e Gabriel Novaes
Técnico: Maurício Barbieri