O Grêmio não tomou conhecimento de seu adversário peruano, o Ayacucho, na estreia da fase preliminar da Copa Libertadores da América, em partida disputada na Arena, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 10.
A goleada que começou a ser construída no primeiro tempo com David Braz, Ferreirinha, e Diego Souza duas vezes. Na segunda etapa, o Ayacucho diminuiu para 4-1 com Quina, mas o tricolor marcou com Guilherme Azevedo e novamente com Diego Souza, que marcou três vezes no jogo.
Com a goleada, o Grêmio praticamente garante a presença na fase seguinte da Libertadores, já que irá para o jogo de volta com cinco gols de vantagem, podendo ser derrotado até por 4 a 0 que garante a vaga na próxima fase da Pré-Libertadores.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio mandou na primeira etapa do início ao fim. O primeiro lance de gol foi aos 50 segundos de partida, quando Ferreirinha recebeu de Diego Souza na área, e a defesa do Ayacucho tirou para escanteio na hora do chute.
Aos três minutos, após o time visitante praticamente não tocar na bola, o tricolor entrou na área na base do toque-toque para marcar o primeiro gol. Maicon lançou Pinares na área, que deixou de primeira para David Braz na pequena área. O passe tirou o goleiro da jogada e o zagueiro tocou pro gol vazio para abrir o placar.
O Grêmio seguiu pressionando. Aos 9 minutos, Diego Souza perdeu chance ao chutar após corta-luz de Alisson na grande área. O centroavante gremista quase marcou aos 15 minutos, após cobrança de falta desviada por Paulo Miranda, que chegou até Diego Souza desviar de cabeça pro gol, mas com pouca força, para a defesa do goleiro.
Publicidade
Aos 27, o tricolor ampliou a vantagem com Ferreirinha. O atacante recebeu de Pinares e avançou com velocidade. Ele entrou na área e driblou o goleiro antes de tocar com categoria pro fundo da rede e fazer Grêmio 2-0.
Aos 31, Alisson passava pelo marcador na grande área quando foi puxado pela camisa. Pênalti assinalado pelo árbitro equatoriano Augusto Aragon. Diego Souza cobrou forte no canto direito e fez o terceiro.
Diego Souza marcou o segundo dele na partida no final do primeiro tempo. Aos 40, Pinares aciona Diego Souza na área. O atacante não consegue tocar para Ferreirinha e chuta direto, com força, fazendo mais um belo gol na noite de quarta-feira, em Porto Alegre.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Em vantagem no placar, o time do Grêmio tirou o pé do acelerador na segunda etapa, mas continuou com amplo domínio sobre a equipe peruana.
Ferreirinha perdeu grande chance ao receber de Diego Souza na área aos 13 minutos e chutar cruzado, pra fora. Um minuto depois, novamente o centroavante Diego Souza serviu Ferreirinha na esquerda, que tocou de cabeça, no meio do gol, para a defesa de Cavallotti.
Publicidade
Aos 24 minutos, o Ayacucho reclamou pênalti de Paulo Miranda em Regalado, que entrou no intervalo. O zagueiro gremista puxou o jogador peruano após perder o domínio da bola na entrada da área, mas o juiz nada marcou e mandou a jogada seguir.
Aos 27, após escanteio para os visitantes, o gol de honra do Ayacucho. Vanderlei sai mal na bola após o cruzamento na área e Quina pegou o rebote, chutando pro gol de dentro da área e deixando o placar em 4-1.
Mas a animação dos visitantes parou por aí. Em uma jogada pela direita aos 33, Guilherme Azevedo, que substituiu Maicon no intervalo do jogo, ajeitou a bola e chutou forte no canto do goleiro peruano para marcar o quinto gol gremista.
Publicidade
Aos 38, Thaciano chegou na cara do goleiro após belo passe de Ferreirinha. Mas o jogador gremista tentou encobrir o goleiro na saída e acertou a trave.
Aos 40, Diego Souza mostrou a Thaciano como se faz gol. Em contra-ataque, ele recebeu no meio e passou por três jogadores na área para chutar colocado na saída de Cavallotti e dar números finais à goleada.
Foi o maior placar do Grêmio em Libertadores desde o 6 a 1 contra o Universidad Los Andes, da Venezuela, em 1985.
O jogo da volta entre Ayacucho x Grêmio acontece dia 16 de março, em Quito, no Ecuador, pois o Peru não está realizando partidas de futebol em virtude da pandemia de Covid-19. Caso confirme a vaga, o tricolor pega na segunda fase da Pré-Libertadores o vencedor do confronto entre Unión Espanhola, do Chile, e Independiante del Valle, do Equador. A equipe chilena venceu a primeira partida por 1-0.
Na semana que vem, o jogo entre Ayacucho x Grêmio ocorre a partir das 21h30, com transmissão da Rádio Gazeta.
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
GRÊMIO 6X1 AYACUCHO
Data e horário: Quarta-feira, 10 de março, 21h30
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Arbitragem: Augusto Aragon (ECU), com Byron Romero (ECU) e Andres Tola (ECU)
Quarto árbitro: Martín Vázquez (URU)
Cartão amarelo: Matheus Henrique (Grêmio); Salazar, Mendieta, Firpo (Ayacucho)
Cartão vermelho:
Gols: GRÊMIO – David Braz, aos 3min/1ºT; Ferreirinha, aos 27min/1ºT, Diego Souza, aos 32min/1ºT, aos 41min/1ºT, e aos 40min/2ºT, Guilherme Azevedo, aos 33min/2ºT; AYACUCHO – Quina, aos 27min/2ºT;
GRÊMIO
Vanderlei; Vanderson, P. Miranda, D. Braz, D. Barbosa (Cortez); M. Henrique (L. Silva), Maicon (G. Azevedo), Alisson (Isaque), Pinares (Thaciano), Ferreirinha; D. Souza;
Técnico: Renato Portaluppi
AYACUCHO
Cavallotti; Salazar (Lavandeira), Beltrán, Quina, Mendieta (Aguirre); Firpo, Sosa, Páucar (Aoki), Ardilles (Villamarín), Pósito (Regalado), Arce
Técnico: W. Fiori
GOLS: Confira os gols de Grêmio 6×1 Ayacucho, na narração de Rodrigo Vianna, da Rádio Gazeta