O Grêmio fez uma bela apresentação contra o Aragua, da Venezuela, na noite desta quinta-feira, 6, na Arena, em Porto Alegre, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana.
Ao natural, o time gaúcho fez oito a zero, a maior goleada já registrada em uma Copa Sul-Americana, maior goleada do Grêmio no século e também a maior já ocorrida na Arena. Com o placar, o tricolor mantém os 100% de aproveitamento e dispara na liderança do Grupo H.
Mas a facilidade do jogo foi fruto muito mais da virtude e da competência do tricolor do que da fragilidade da equipe venezuelana. O Grêmio atacou durante o jogo todo. A vitória foi construída ainda na primeira etapa, que terminou seis a zero. Marcaram no primeiro tempo Luiz Fernando (2), Ferreira (2), e Arquímedes Hernández (contra).
Publicidade
Completaram a goleada na segunda etapa, Maicon, marcando de pênalti, e Diego Churín.
PRIMEIRO TEMPO
O tricolor tratou de sair em vantagem logo no início. A equipe marcava a saída de bola do Aragua, quando o lateral Yéguez errou o passe. Luiz Fernando aproveitou para roubar a bola na entrada da área, avançar e bater no canto direito do goleiro pra fazer Grêmio 1-0.
Publicidade
A equipe venezuelana chegou perto do gol aos seis minutos. O atacante Juan García recebeu um lançamento longo na entrada da área, matou no peito e chutou cruzado. O goleiro Brenno se atirou na bola, que passou perto do poste e se perdeu pela linha de fundo.
O tricolor quase ampliou com Darlan, aos 13 minutos, após Luiz Fernando invadir a área e deixar o companheiro na cara do gol. Na finalização, o goleiro Yustiz fez grande defesa.
Aí em diante, foi um massacre: o terceiro saiu aos 20 minutos. Depois do segundo gol, o Grêmio logo roubou a bola e Luiz Fernando apareceu na cara do goleiro, sendo derrubado na área por José Yégüez antes de finalizar pro gol. O goleador Diego Souza cobrou com categoria e fez o terceiro da noite. O time venezuelano estava perdido em campo. No minuto seguinte, aos 21, veio o quarto gol tricolor. O Grêmio seguiu pressionando e Ferreira bateu cruzado após invadir a área adversária pela esquerda: 4-0.
Publicidade
Mais dois minutos se passaram, e o time do técnico Tiago Nunes fez o quinto. Ferreira tabelou com Luiz Fernando e marcou o segundo dele na partida.
O tricolor não parava em campo. O sexto saiu aos 27, o que marcou dez minutos de uma pressão impressionante do tricolor, entre o pênalti em Luiz Fernando aos 17, até os 27 minutos, quando o zagueiro Arquímedes Hernandez marcou contra o sexto gol do time da casa. Luiz Fernando cruzou rasteiro da direita e o defensor venezuelano tocou contra o próprio gol com um carrinho ao tentar cortar a bola.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Para o segundo tempo, o treinador gremista sacou Diego Souza, Ferreira e Geromel. Entraram Churín, Guilherme Azevedo e Paulo Miranda.
Com o placar resolvido, o tricolor tirou o pé do acelerador. O Aragua até chegou a marcar um gol aos seis minutos, mas o atacante Juan García recebeu a bola em impedimento na área antes de desviar para as redes.
Trocando passes com qualidade na frente, o tricolor sofreu mais um pênalti, aos 17 minutos da segunda etapa. Rafinha invadia a área, quando driblou o defensor Arquímendes Hernández, que acabou caindo e colocando a mão na bola. Maicon marcou com categoria no ângulo para fazer o sétimo gol da partida.
Publicidade
Aos 25, o técnico Tiago Duarte sacou mais um titular da equipe: Thiago Santos deu lugar ao garoto Pedro Lucas no meio de campo.
O centroavante Churín marcou o oitavo aos 31 minutos. Diogo Barbosa centralizou da quina da grande área, e o argentino cabeceou firme para ampliar a goleada para impressionantes 8 a 0, a maior goleada já conquistada pelo time gaúcho em seu estádio, e o maior placar já registrado em uma Copa Sul-Americana.
Com nove pontos em três rodadas, o tricolor é líder isolado do Grupo H da Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, o Grêmio volta a jogar em casa, contra o Lanús, da Argentina na quinta-feira, dia 13, a partir das 19h15.
O Aragua vai tentar se recuperar do massacre da Arena jogando em casa contra o La Equidad, da Colômbia, também na quinta-feira, dia 13, no mesmo horário do jogo do tricolor. Nas duas rodadas seguintes, o Grêmio joga fora de casa: dia 20 contra o Aragua e dia 27 contra o La Equidad. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avança para a fase seguinte.
Agora o Grêmio volta suas atenções para a semifinal do Gauchão. Após vencer o Caxias fora de casa por 2 a 1 no jogo de ida, no último domingo (2), o tricolor joga na Arena com a vantagem do empate para chegar na final da competição, contra o vencedor do duelo Inter x Juventude, cujo jogo de ida foi vencido pelo time da Serra por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA – COPA SUL-AMERICANA
GRUPO H – 3ª RODADA
GRÊMIO 8×0 ARAGUA
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data: 06/05/2021
Horário: 19h15
Árbitro: Guillermo Guerrero
Assistentes: Christian Lescano e Juan Aguiar (trio equatoriano)
Cartão amarelo: José Yégüez, Pedro Álvarez (Aragua)
Cartão vermelho:
Gols: GRÊMIO – Luiz Fernando, aos 2min/1ºT e aos 17min/1ºT, Diego Souza, aos 20min/1ºT, Ferreira, aos 22min/1ºT e aos 25min/1ºT, Arquímedes Hernández (contra) aos 27min/1ºT, Maicon, aos 18min/2ºT, Diego Churín, aos 31min/2ºT
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Pedro Geromel (P. Miranda), Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Pedro Lucas), Maicon, Luiz Fernando (Ricardinho), Darlan e Ferreira (Gui Azevedo); Diego Souza (Churín).
Técnico: Tiago Nunes
ARAGUA: Yustiz; Manrique, Arquìmedes Hernandez, Farreras, José Yégüez (Zapata); Pedro Álvarez, Andres Hernandez (D. Guerrero), Torres, Jonathan Duche; Arace (Febles) e Juan García.
Técnico: Enrique García