O Internacional foi o vencedor do Gre-Nal 434, neste sábado, 6, no Beira-Rio, o primeiro com a presença da torcida, após a pandemia da Covid-19.
Em virtude de uma punição à torcida do Grêmio, que invadiu o gramado da Arena após a derrota contra o Palmeiras no dia 31 de outubro, apenas os Colorados puderam assistir o clássico no estádio, e saíram satisfeitos com a vitória por 1 a 0, gol de Taison ainda no primeiro tempo.
O resultado deixa o Inter à cinco pontos do G-4, ainda na briga pela classificação direta à Libertadores. Já o Grêmio segue amargando a 19ª posição, na zona de rebaixamento, e terá nove jogos para fugir da Série B em 2022.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Internacional fez uma pressão inicial que durou cerca de dez minutos. Depois disso, o Grêmio equilibrou a partida, e até teve uma leve superioridade na posse de bola no primeiro tempo (51%). Mas o Internacional teve mais qualidade no ataque, e conseguiu converter em gol as suas jogadas na frente. O Tricolor teve poucas chances na área na primeira etapa.
Yuri Alberto teve chance aos 4 minutos, após erro do goleiro Gabriel Chapecó, que chutou sobre o atacante Colorado, que pressionou a saída de bola. Mas o goleiro gremista se recuperou e tocou a bola para escanteio ao se jogar nos pés do jogador adversário e colocar a bola para escanteio.
Publicidade
Aos 10, Yuri Alberto acertou a rede pelo lado de fora do gol, após chutar rasteiro da entrada da área, em contra-ataque do Inter. O primeiro lance de perigo do Grêmio foi aos 11 minutos, com Villasanti. Ele invadiu a área pela direita e chegou na cara de Lomba, mas ao invés de definir, cruzou para o meio e a defesa afastou.
O gol do Inter saiu aos 39. Edenílson cruzou da direita, a bola passou por todo mundo na área, e Taison apareceu no segundo poste para cabecear. A bola saiu cruzada e tocou no poste esquerdo de Gabriel Chapecó antes de entrar, para delírio dos mais de 20 mil colorados no estádio com torcida única, em virtude da punição à torcida gremista.
O segundo tempo poderia ser melhor para o Inter. Patrick acertou o poste aos 44 minutos, após chute cruzado de Edenílson que o goleiro do Grêmio desviou, e o placar ficou em 1 a 0 para o time da casa na primeira etapa.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O Inter voltou com Gabriel Mercado na direita, no lugar de Saravia, que tinha cartão amarelo. O Grêmio precisava do resultado, mas ainda tinha dificuldades no ataque. O gol quase chegou aos sete minutos. Lucas Silva soltou uma bomba de fora da área. Marcelo Lomba tocou na bola, que ainda acertou o poste, antes do goleiro segurar em definitivo.
Sentindo dores, Taison deixou o Inter aos 13 minutos. Maurício entrou em seu lugar. O Grêmio também trocou no início da segunda etapa: Borja e Villasanti saíram para dar lugar a Campaz e Diego Souza.
Publicidade
O Tricolor aumentou seu volume de jogo, e quase empatou aos 17 minutos. Douglas Costa cruzou para a área e Ferreira entrou em velocidade e saiu sozinho na cara de Marcelo Lomba. O atacante gremista tocou na bola, que pegou no goleiro antes de sair para escanteio.
O Inter tratava de se defender. O técnico do Grêmio, Wagner Mancini, fez as cinco trocas no time em meia hora de segundo tempo. Além de Diego Souza e Campaz, que entraram aos 13 minutos, Alisson, Vanderson e Jean Pyerre foram para o jogo.
Vanderson teve grande chance aos 32 minutos. Ele entrou na área e ficou na cara de Lomba, mas o chute foi fraco e o goleiro Colorado desviou para fora.
Publicidade
O time Colorado saía pouco. Em um contragolpe aos 38, Patrick acionou Edenílson na entrada da área e o volante chutou com perigo, por cima do gol.
O Grêmio terminou pressionando. Diego Costa cabeceou com perigo aos 48, após cruzamento de Douglas Costa pra área. O segundo tempo foi melhor para o Grêmio, que teve mais chances, mas assim como vem acontecendo nos últimos jogos, o Tricolor pecou nas finalizações, e o Inter teve méritos em armar uma retranca na segunda etapa. Jhonny foi para o jogo no lugar de Yuri Alberto aos 48 para garantir o resultado.
Após o apito final, a confusão se instalou no gramado. O volante Patrick, do Inter, ergueu em campo uma placa em formato de caixão, com a cor azul e a letra “B”, em referência à briga do Grêmio para fugir do rebaixamento. O lateral Bruno Cortez foi tirar satisfação, e os dois jogadores, do Inter e do Grêmio, foram expulsos após confusão generalizada atrás de um dos gols do Beira-Rio.
Após a confusão, os jogadores do Inter comemoraram os três pontos em casa sobre o maior rival. O Inter alcança 47 pontos, e permanece na sétima posição, três pontos atrás do Corinthians, sexto colocado.
O Inter segue buscando a vaga direta à Libertadores, e na próxima rodada pega o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na quarta-feira, 21h30.
Já o Grêmio terá pela frente nove jogos para se superar e deixar a zona do rebaixamento. O Tricolor segue na vice lanterna da competição, com 26 pontos, na 19ª posição. O Grêmio está a sete pontos do Bahia, o primeiro fora do Z-4, que tem 35 pontos, e neste domingo, 7, pega o São Paulo, em casa. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Fluminense na Arena, em Porto Alegre, na terça-feira, 21h30, pela 31ª rodada.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 30ª RODADA
INTERNACIONAL 1×0 GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 06/11/2021, sábado
Horário: 19 horas
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Cartão amarelo: Saravia, Moisés (Inter); Villasanti, Geromel, Thiago Santos (Grêmio)
Cartão vermelho: Patrick (Inter); Cortez (Grêmio)
Gol: Taison, aos 39min/1ºT (Inter)
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Saravia (Gabriel Mercado), Bruno Méndez, Victor Cuesta, Moisés, R. Dourado, R. Lindoso, Edenílson, Patrick, Taison (Maurício), Yuri Alberto (Jhonny).
Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Rafinha (Vanderson), Geromel, Kannemann, B. Cortez, Thiago Santos, Lucas Silva (Jean Pyerre), Villasanti (Campaz), Douglas Costa, Ferreira (Alisson), Borja (Diego Souza);
Técnico: Wagner Mancini