O Grêmio é campeão da Recopa Gaúcha. A equipe do técnico Roger Machado levantou a taça no Estádio Altos da Glória na noite desta terça-feira, 24, em Vacaria, ao vencer o Glória por 5 a 0. Os gols foram marcados por Elkeson e Campaz, no primeiro tempo, e Janderson, Jhonatan Varela e Ricardinho ampliaram na segunda etapa.
Foi a terceira vez que o Tricolor sagrou-se campeão da Recopa. O Grêmio já havia vencido a competição em 2019, contra o Avenida, e em 2021, contra o Santa Cruz.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O Tricolor não demorou em sair na frente no Altos da Glória. O time da casa já havia arriscado um chute perigoso com Vitor, após uma defesa de Gabriel Grando na chegada do atacante João Paulo, o lateral do Glória chutou por cima do gol aos quatro minutos.
Logo depois, o Tricolor teve sua primeira chegada, e abriu o placar com o centroavante Elkeson. Janderson fez a jogada pela direita e cruzou rasteiro, e Elkeson se esticou para tocar para a rede de pé direito, aos sete minutos de jogo.
O jogo ficou pegado no meio de campo, Kannemann e Thiago Santos receberam cartões amarelos em jogadas ríspidas na intermediária. O zagueiro argentino fazia seu retorno ao futebol após quase três meses afastado em virtude de um problema no quadril.
Publicidade
Campaz acionou Elkeson pela esquerda aos 27, mas o atacante chutou por cima. O Tricolor tinha mais posse de bola e comandava as ações. Aos 43, Janderson foi derrubado na área após passar pelo lateral-esquerdo Vitor, do Glória. Pênalti para o Tricolor assinalado pelo árbitro Roger Goulart. Campaz, aniversariante do dia, que completou 22 anos nesta terça-feira, 24, cobrou a penalidade com qualidade e ampliou o placar nos acréscimos da primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou sem a mesma velocidade do início da partida, mas o Glória conseguiu concluir com perigo aos oito minutos, no chute de Baggio. O jogador apareceu livre de frente pro gol, de fora da área, e tentou o chute colocado. A bola foi alta e o goleiro Gabriel Grando fez boa defesa, espalmando para escanteio.
Publicidade
O zagueiro Kannemann foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo, Heitor entrou em seu lugar na defesa gremista.
O Grêmio ampliou o placar aos 18 minutos. Campaz apareceu pela esquerda e deu um leve toque para levantar a bola na área. Janderson estava de costas pro gol, e pegou de virada, em uma meia-bicicleta, fazendo um golaço no Altos da Glória, para decretar o título Tricolor.
A vitória elástica deu chance para Roger Machado dar minutos para jogadores que não vinham atuando. Além do zagueiro Nathan, que iniciou partida, entraram no segundo tempo o volante Jhonata Varela, o atacante Ricardinho, e o atacante Kevin Quejada. Fernando Henrique também foi para o jogo.
Publicidade
Jhonata Varela marcou o quarto gol do Grêmio aos 22 minutos. Janderson, o nome do jogo, carregou pelo meio e abriu na esquerda, e o jogador que entrou no lugar de Sarará na segunda etapa, fez o quarto gol.
Mesmo com um time bastante modificado, o Grêmio ainda fez o quinto gol, em uma escapada de Ricardinho, que chegou na área pela esquerda e soltou a bomba, para vencer o goleiro do Glória aos 35 minutos e dar números finais à partida.
Foi o terceiro título da Recopa Gaúcha para o Grêmio, e o terceiro com goleada. Em 2019, o Tricolor fez 6 a 0 no Avenida, e em 2021, venceu o Santa Cruz por 3 a 0, ambos na Arena
Publicidade
O Grêmio volta a atuar pela Série B do Brasileirão, no próximo domingo, 29. A equipe joga em Goiás contra o Vila Nova, a partir das 16 horas, pela 9ª rodada. O Tricolor é sexto colocado na segunda divisão nacional, com 12 pontos após oito jogos.
FICHA TÉCNICA
RECOPA GAÚCHA
GLÓRIA 0 x 5 GRÊMIO
Local: Estádio Altos da Glória, Vacaria-RS
Data e hora: 24/05, 19 horas
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Otavio Legramanti e Conrado Bittencourt Berger
Cartões amarelos: Kannemann e Thiago Santos (Grêmio); Igor, Marcão, Baggio e Felipe Klein (Glória)
Gols: Elkeson, aos 8min/1ºT, Campaz, aos 45min/1ºT, Janderson, aos 18min/2ºT, Jhonata Varela, aos 22min/2ºT, Ricardinho, aos 35min/2ºT (Grêmio)
GLÓRIA
Samuel; Douglas, Vacaria (Bruno Cruz) e Igor; Marcão, Baggio (Felipe Klein), Mateus Paulista (Francis), Germano e Vitor; Tcharles (Biel) e João Paulo (Rafael)
Técnico: Alê Menezes
GRÊMIO
Gabriel Grando; Rodrigues, Natã, Kannemann (Heitor); Mateus Sarará (Jhonata Varela), Thiago Santos (Fernando Henrique), Campaz, Benítez, Thiago Rosa; Janderson (Quejada) e Elkeson (Ricardinho)
Técnico: Roger Machado
LEIA MAIS: Grêmio e Glória disputam Recopa Gaúcha nesta terça
MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE
This website uses cookies.