Em jogo bastante disputado no Estádio Centenário, na Serra gaúcha, o Grêmio venceu o Caxias na noite deste domingo, 2, pelo placar de 2 a 1.
Diego Souza abriu o placar para o Grêmio, e Marlon empatou ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Diego Souza fez o segundo do Grêmio cobrando pênalti. Com o resultado, o tricolor está a um empate de se classificar para a final do Gauchão. O jogo de volta é no próximo domingo, dia 9.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O tricolor postou-se ofensivamente no início da partida, e dominou a posse de bola.
Aos 13 minutos, Ferreira pegou mal na bola dentro da área, após a zaga do Caxias falhar. O atacante não esperava a chance na área e errou o chute em bola.
Ferreira fez grande jogada aos 17 minutos, invadiu a área pela esquerda e passou rasteiro para Diego Souza. O atacante dominou e chutou colocado, mas a bola passou raspando a trave do goleiro Marcelo Pitol.
Publicidade
Aos 22, o goleador do gauchão abriu o placar da partida. Diego Souza ficou com a bola após a tentativa de corte do passe de Thiago Santos. O centroavante gremista dominou e bateu cruzado, no canto, em chute rasteiro para fazer Grêmio 1-0 em Caxias.
O time da casa empatou aos 38 minutos, mas o gol de Tontini foi anulado pelo árbitro Vinicius Gomes do Amaral.
Foi a primeira de uma noite recheada de polêmicas. Após confusão na área, Tontini pegou um rebote e chutou firme pro gol para empatar a partida, mas a arbitragem marcou toque de mão na bola de Giovane Gomez no primeiro lance, em disputa com a defesa gremista.
Publicidade
Mas o empate do time da casa sairia ainda na primeira etapa. Aos 46 minutos, Jhon Cley cobrou escanteio para o Caxias. O lateral gremista Rafinha tentou tirar, e a bola chegou até Marlon, que completou pro gol para deixar tudo igual antes do fim do primeiro tempo.
No intervalo, jogadores de Caxias e de Grêmio trocaram empurrões na saída de campo, mas o problema foi contornado após Geromel, do Grêmio, e Pitol, goleiro do Caxias, receberem cartão amarelo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
A partida recomeçou sem confusão após as discussões na saída para o intervalo. O Caxias foi à frente, tentando garantir a vitória em casa na primeira semifinal. Aos dez minutos do segundo tempo, Brenno fez grande defesa após finalização de cabeça de Thiago Salles.
A noite foi de grandes defesas. Marcelo Pitol salvou o Caxias de sofrer o segundo gol aos 22 da segunda etapa. Maicon tabelou com Jean Pyerre, que deixou Diego Souza na cara do gol. O centroavante finalizou rasteiro, e Marcelo Pitol defendeu quase sobre a linha.
Aos 33, mais uma polêmica. Ferreira caiu na área após tentar alcançar um lançamento de Lucas Silva. O árbitro marcava escanteio, quando foi chamada pelo VAR. Após rever o lance, o juiz marcou pênalti, alegando um pisão de Matheuzinho, meia do Caxias que havia entrado na partida aos 22 do segundo tempo.
Publicidade
Diego Souza cobrou com precisão e recolocou o tricolor na frente no placar, que permaneceu até o fim.
O jogo de volta entre Caxias e Grêmio ocorre na Arena, em Porto Alegre, domingo, dia 9 de maio, a partir das 16 horas.
Para se garantir na final, o tricolor precisa apenas de um empate. Caso o Caxias consiga vencer por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Não há saldo qualificado na disputa.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO – SÉRIE A1
SEMIFINAL – JOGO DE IDA
CAXIAS 1X2 GRÊMIO
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul-RS
Data: 02/05/2021, domingo
Horário: 19 horas
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral
Assistentes: Michael Stanislau e Luiza Reis
VAR: Adriano Milczvski
Cartão amarelo: Marcelo Pitol, Giovane Gomez (Caxias); Pedro Geromel, Thiago Santos, Rafinha, Diego Churín (Grêmio)
Cartão vermelho:
Gols: CAXIAS – Marlon, aos 46min/1ºT; GRÊMIO – Diego Souza, aos 22min/1ºT e aos 38min/2ºT
CAXIAS
Pitol; Jhon Lennon, Guilherme Mattis, Thiago Salles, Bruno Ré; Juliano, F. Tontini (C. Alberto), Marlon (Matheuzinho), Jhon Cley (Milla); G. Gomez e Gustavo Ramos
Técnico: Rafael Lacerda
GRÊMIO
Brenno; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Jean Pyerre e Matheus Henrique (Maicon); Léo Pereira (Luiz Fernando), Ferreira e Diego Souza (D. Churín).
Técnico: Tiago Nunes