O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira, 30. A informação foi confirmada pela assessoria da Presidência da República no início da noite de hoje. Segundo o site G1, Silveira enviou uma carta ao presidente interino Michel Temer. No texto, ele afirma que ‘não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério’.
A decisão de Silveira foi tomada após serem divulgadas neste domingo, 29, conversas entre ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nas quais ele critica a condução da Operação Lava Jato e orienta acusados de como se portar durante as investigações. Os áudios foram mostrados durante reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Neles, Fabiano dá conselhos a Calheiros e ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
O conteúdo das gravações gerou intensa repercussão política em Brasília nesta segunda-feira. Parlamentares da base aliada de Temer cobraram explicações públicas ao ministro, enquanto que a oposição exigiu a saída de Fabiano Silveira do governo. Durante à tarde, o presidente interino se reuniu com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e decidiu que não demitiria o ministro “por enquanto”.
Publicidade
This website uses cookies.