Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encontro

Ministro da Saúde recebe representantes do setor fumageiro

Representantes do setor fumageiro, prefeitos e parlamentares gaúchos estiveram reunidos nesta terça-feira, 11, com ministro da Saúde Ricardo Barros. No encontro, requerido pela senadora Ana Amélia (PP-RS), eles expuseram a importância da produção de tabaco, principalmente na região Sul do Brasil. O mote principal da reunião foi o impacto econômico gerado pela atividade, que chega a preencher mais de 40% da renda de alguns municípios.

Os líderes do setor também expuseram que têm intenção de participar da 7ª Conferência das Partes (COP7) da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), que acontecerá em novembro a Índia. O assunto deve ser tratado em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, marcada para  a próxima terça-feira. O ministro Ricardo Barros disse que irá acompanhar a decisão do governo.  

Quanto aos impactos da produção de tabaco na saúde dos produtores, o ministro adiantou que está sendo criado um banco de dados elencando quais as consequências de diversas atividades econômicas na saúde dos trabalhadores, para a partir de então buscar soluções. “Nós reconhecemos que o consumo de cigarros e a produção de tabacos são coisas diferentes”, disse ainda o ministro.

Publicidade

PRESENÇAS

Além da senadora Ana Amélia participaram da reunião os deputados Alceu Moreira (PMDB) e Heitor Schuch (PT), a prefeita de Vera Cruz e presidente da Amprotabaco, Rosane Petry, vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, prefeito de Venâncio Aires e presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Airton Artus, prefeito de Dom Feliciano, Dalvi Soares, presidente do Sinditabaco, Iro Schunke, presidente da Afubra, Benício Werner, representante da Federação da Agricultura do Paraná, Mesaque Veres, e representante da Federação da Agricultura de Santa Catarina Francisco Eraldo Konkol. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.