Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JUSTIÇA ELEITORAL

Ministério Público pede cassação da nominata do PP de Sinimbu

Foto: Agência Brasil

Após apresentar ação de investigação judicial eleitoral sobre o PDT de Santa Cruz do Sul e Progressistas de Gramado Xavier, a titular da Promotoria de Justiça Cível, Catiuce Ribas Barin, encaminhou documento referente ao PP de Sinimbu. O motivo é o mesmo dos demais: o não atendimento do artigo 10 da lei 9.504/97, que se refere ao percentual da cota de gênero.

O questionamento da promotora é sobre as candidatas Leoni Maria Thome e Maria Ereci da Silva Martins, duas das três que representaram a legenda, em outubro. Cada uma delas fez oito votos e ambas não fizeram registros na prestação de contas à Justiça Eleitoral, apresentando movimentação zerada.

LEIA TAMBÉM: Ministério Público pede cassação da nominata do PP em Gramado Xavier

Publicidade

Ao ser ouvida pelo MP, Leoni diz ter sido chamada a concorrer pelo presidente do partido, Ataídes Schulz. Acrescentou ter distribuído santinhos, que foram encaminhados pela coordenação da campanha, em que aparece a foto com os candidatos ao Executivo. Ainda reforçou não ter recebido valores do fundo de financiamento de campanha, o que entendeu não ser necessário, porque “é aposentada e não precisa disso”.

Maria Ereci confirmou que esperava mais votos. Ela já foi candidata em outras eleições, conseguindo 87 e 77 votos, respectivamente, pelo Democratas, e pelo PL. Filiou-se do PP, neste ano, faltando cinco dias para o prazo de filiação esgotar-se. Admitiu ter mudado de partido, porque faltava mulher no PP, e que teria sido convidada a ser candidata por uma pessoa de nome Ataídes, que não soube dizer a função na legenda, mas acreditava ser o presidente. Ela disse ter ido de casa em casa, durante o período de campanha, também, sem santinhos exclusivamente seus.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Publicidade

Diante do que foi observado e ouvido, a promotora Catiuce solicitou a instauração de ação de investigação judicial eleitoral, a inelegibilidade de ambas candidatas e do presidente Ataídes Fischer Schulz, e a invalidação de todas as candidaturas do PP ao Legislativo, resultando no recálculo do quociente eleitoral e abertura da vaga do partido com o eleito Roque Follmer.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.