Categories: Regional

Ministério Público do Trabalho faz inspeção no Excelsior

ATUALIZADO ÀS 20H20

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta sexta-feira à tarde o resultado da 46ª operação da força-tarefa que fiscaliza as condições de saúde e segurança do trabalhador nos frigoríficos do Rio Grande do Sul. Desde quarta-feira, agentes do MPT vistoriaram as instalações do Frigorífico Excelsior, de Santa Cruz do Sul, controlado pela JBS. A fiscalização não é relacionada à qualidade dos produtos, e sim às condições de trabalho dos 620 funcionários.

A JBS soltou um comunicado no início da noite afirmando que a Excelsior Alimentos acompanhou de perto os trabalhos realizados pelo Ministério Público do Trabalho e que irá analisar as recomendações deixadas na unidade. “A empresa vem investindo na adequação dos ambientes e melhoria da segurança do trabalho, atendendo os requisitos legais”, informa o nota oficial.

Publicidade

De acordo com o MPT, foram identificadas irregularidades no frigorífico. A empresa foi notificada para que faça a adequação de 141 situações. O MPT recomendou, ainda, paralisação da atividade, equipamento ou máquina para viabilizar correção e por “apresentar risco grave e iminente de acidente ou adoecimento”. O Excelsior deverá adotar as medidas para posterior audiência no MPT de Santa Cruz. Dois anos atrás o Excelsior já havia sido vistoriado e vários apontamentos feitos na época foram resolvidos. Outros, no entanto, permanecem sem correções, conforme a nota divulgada nesta sexta.

Os 23 grupos de obrigações específicas, com 60 itens, envolvem setores como quebrador, elaboração e preparação de massas, injetora de presunto, salsichas, cozimento, patê e rotulagem, entre outros. Foram constatados problemas relacionados aos trabalhadores também na sala de máquinas e na caldeira. Os 18 grupos de obrigações gerais, com 81 itens, se referem a setores como câmaras frias, transporte manual de cargas, ergonomia e Plano de Atendimento a Emergências, entre outros.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.