O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul recebeu 5.759 novas denúncias de irregularidades trabalhistas em 2022. O número é 16% superior ao de 2021. A maioria das situações relatadas são referentes ao descumprimento de direitos básicos, como pagamentos e remuneração, duração de jornada e extinção de contratos.
As irregularidades específicas mais denunciadas são as relativas a meio ambiente de trabalho, com aumento expressivo de denúncias de discriminação e assédio. O crescimento foi superior a 60%. Uma das explicações envolve o período de eleição, que foi marcado por casos de assédio moral eleitoral.
LEIA TAMBÉM: Em dois meses, Prefeitura já notificou quase 600 proprietários de terrenos sujos
Publicidade
O Ministério Público do Trabalho contabiliza a assinatura de 582 termos de ajuste de conduta. Ainda foram ajuizadas 148 ações judiciais, um aumento de 43% em relação a 2021. Como resultado da atuação, foram revertidos no Estado quase 24 milhões de multas e indenizações para órgãos públicos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos.
A unidade de Santa Cruz, que responde por 73 municípios, recebeu 397 denúncias em 2022, contra 322 no ano anterior. No ano passado, foram ajuizadas nove ações e assinados 42 Termos de Ajustamento de Conduta nos municípios atendidos pelo órgão.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.