ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Ministério Público do Trabalho em Santa Cruz tem aumento de denúncias

Foto: Pexels

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul recebeu 5.759 novas denúncias de irregularidades trabalhistas em 2022. O número é 16% superior ao de 2021. A maioria das situações relatadas são referentes ao descumprimento de direitos básicos, como pagamentos e remuneração, duração de jornada e extinção de contratos.

As irregularidades específicas mais denunciadas são as relativas a meio ambiente de trabalho, com aumento expressivo de denúncias de discriminação e assédio. O crescimento foi superior a 60%. Uma das explicações envolve o período de eleição, que foi marcado por casos de assédio moral eleitoral.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em dois meses, Prefeitura já notificou quase 600 proprietários de terrenos sujos

Publicidade

O Ministério Público do Trabalho contabiliza a assinatura de 582 termos de ajuste de conduta. Ainda foram ajuizadas 148 ações judiciais, um aumento de 43% em relação a 2021. Como resultado da atuação, foram revertidos no Estado quase 24 milhões de multas e indenizações para órgãos públicos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

A unidade de Santa Cruz, que responde por 73 municípios, recebeu 397 denúncias em 2022, contra 322 no ano anterior. No ano passado, foram ajuizadas nove ações e assinados 42 Termos de Ajustamento de Conduta nos municípios atendidos pelo órgão.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta