Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Indefinição

Ministério da Saúde volta a adiar resposta sobre repasse da Oncologia

Aguardada para essa segunda-feira, 30, a resposta do Ministério da Saúde sobre o repasse para o Centro de Oncologia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul foi novamente adiada. A indefinição segue causando apreensão na comunidade regional, já que mais de 200 pacientes dos municípios do Centro Serra, que pertencem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (8ª CRS) dependem do serviço.

De acordo com informações do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, o prefeito do município, Sérgio Ghignatti (PDT) esperava uma ligação de Brasília durante a manhã de segunda-feira, o que não aconteceu. Irritado, ele foi avisado posteriormente pelo secretário de Saúde, Roger Gomes, de que a resposta pode vir apenas nesta quarta-feira, 1º, véspera de feriado.

A Prefeitura de Cachoeira vem bancando boa parte dos R$ 360 mil mensais necessários para manter o serviço em funcionamento. Deste montante, a União repassa apenas R$ 133 mil. Ghignatti também afirmou que não pretende mais bancar sozinho o custeio dos valores que ultrapassem o teto dos demais municípios da 8ª CRS, pagando o excedente apenas da sua cidade.

Publicidade

Na última semana, prefeitos da região Centro Serra estiveram em Brasília, reunidos com representantes do Ministério da Saúde, e saíram confiantes em um aumento nos repasses por parte da União. O prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues, também presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí,  chegou a afirmar que a boa notícia representava um alívio aos municípios.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.