O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir desta segunda-feira, 15, toda a população acima de 6 meses poderá receber a dose. O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas – 30% do grupo prioritário.
LEIA TAMBÉM: Deputado quer regulamentar lei que exige comprovação de vacina contra o HPV no ato de matrícula
“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, o sistema de aplicação das doses para toda a população deve ser anunciado nos próximos dias. Inclusive, no evento Praça da Cidadania que ocorrerá neste sábado, no Bairro Independência (veja mais na página 17), haverá vacina, mas apenas para os grupos prioritários.
LEIA TAMBÉM: Fibromialgia: Estado dá orientações sobre diagnóstico e tratamento pelo SUS
O imunizante contra a gripe estava sendo oferecido apenas ao público prioritário – pessoas acima de 60 anos, crianças (a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.
Publicidade
No comunicado, a pasta reforçou que a imunização reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade