O Ministério da Educação (MEC) vai começar a avaliar as crianças neste ano também por meio de perguntas abertas e não somente com testes, como ocorre desde os anos 1990. As novas questões farão parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a maior prova realizada pelo governo para medir o nível da aprendizagem no País.
LEIA TAMBÉM: Reitor diz que Unisc está com força-tarefa para receber alunos de cursos suspensos da Dom Alberto
O exame ocorre a cada dois anos e avalia todos os alunos do 2, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, em Língua Portuguesa e Matemática. A rede particular é avaliada de forma amostral.
Publicidade
A partir das notas do Saeb, calcula-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a primeira vez que uma avaliação de larga escala no Brasil vai usar questões dissertativas. As perguntas em forma de teste também continuarão a fazer parte da prova.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade