Faltando duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou o cartão de confirmação aos inscritos na tarde de ontem. Além do envio por e-mail, os dados foram divulgados no site e no aplicativo do Enem. No cartão, a informação mais esperada é o local da prova, mas também constam data e horário, o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e, quando é o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.
Como regra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) procura colocar os alunos em escolas a até 30 quilômetros do lugar onde residem. Em Santa Cruz do Sul, as 6.507 pessoas que farão a prova serão distribuídas em três locais: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ernesto Alves de Oliveira, no Centro, e EEEM Nossa Senhora do Rosário, na Cohab.
Das sete coordenações do Enem no município, cinco estarão na Unisc, divididas entre os blocos 1 ao 8, 12 ao 16, 18, 34 e 35, e 51, 52 e 53, onde cerca de 5 mil pessoas farão o exame. Já a escola Rosário será a sede de atendimento especializado, para as pessoas com necessidades especiais e mulheres que precisem amamentar durante a prova. Atuarão 493 colaboradores, entre chefes de sala, fiscais volantes e auxiliares de limpeza.
Publicidade
Mais tempo para fazer o simulado do MEC
O site “Hora do Enem”, do Ministério da Educação, reúne programa de TV e plataforma de estudos voltados à preparação dos participantes do exame. O quarto e último simulado disponibilizado pela plataforma foi prorrogado até domingo e conta com 180 questões, incluindo língua estrangeira.
Nesta edição, o aluno poderá conferir o seu desempenho com um ranking montado entre os participantes que buscam a mesma instituição de ensino e o mesmo curso. Além disso, existe ainda a possibilidade de comparar a nota obtida com a nota de corte da universidade e do curso de preferência.
Publicidade
A participação é gratuita e aberta para todos os interessados no site www.horadoenem.mec.gov.br.
Rotina intensiva de estudos
A exemplo de muitos alunos do ensino médio, Betina Weber, de 17 anos, prepara-se desde março para o Enem. Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, ela cursa o terceiro ano pela manhã e frequenta um curso pré-vestibular à noite. Segundo a estudante, a rotina é cansativa, mas tem sido possível conciliar as duas tarefas.
Publicidade
Indecisa sobre a universidade na qual pretende ingressar, pensa em fazer Educação Física e diz ter mais facilidade com as matérias exatas, o que gera nervosismo diante de disciplinas como Filosofia e Sociologia. “Me sinto um pouco insegura sobre as questões de humanas, pois é onde tenho mais dificuldade”, relata. Já em Matemática, Betina ficou com a nota acima da média em um simulado que fez recentemente. “Achei o simulado bem tranquilo, mas sei que na hora vai ser diferente, até porque é a primeira vez que faço o Enem.”
Na reta final para a prova, a rotina de estudos vai ser intensiva: revisar o conteúdo que aprendeu até agora no curso, fazer simulados, provas antigas e atividades. Quanto ao cartão de confirmação da inscrição, Betina vinha acompanhando as publicações do MEC e acessou a página do estudante para conferir. Como já previa, vai prestar o exame na Unisc.
Publicidade
Betina, 17: preparação desde março e pré-vestibular à noite
Fique atento
Publicidade
O cartão de confirmação já pode ser acessado no aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, por e-mail ou no www.enem.inep.gov.br/participante.Para acessar o site, é necessário o número do CPF e a senha cadastrada. Caso o aluno tenha esquecido a senha, pode recuperar o acesso usando seu CPF, data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, basta entrar no www.enem.inep.gov.br/recuperar-senha. Assim como no ano passado, o documento não será impresso, estando disponível somente na versão digital.
Unisc retoma aditamentos para beneficiários do Fies
Após o Congresso Nacional liberar crédito suplementar de R$ 702,5 milhões para o programa de Financiamento Estudantil (Fies) nessa terça-feira, o Ministério da Educação (MEC) abriu o sistema online na tarde de ontem para a rematrícula dos alunos que usam o programa. O aditamento, referente ao segundo semestre deste ano, estava pendente devido ao atraso de quatro meses no repasse dos recursos para as instituições de ensino.
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o sistema estava disponível por volta das 15 horas, mas apresentava instabilidade, provavelmente pelo grande número de acessos simultâneos, já que a questão atinge estudantes de todo o País.
A recomendação da coordenadora do Setor Financeiro da instituição, Maria Luiza Hoffmann, é que os 4.014 beneficiários do Fies tentem fazer o aditamento pelo site (sisfiesalunos.mec.gov.br) neste primeiro momento. “Se o aluno fizer a renovação e constar como simplificado, basta procurar o Financeiro dentro de alguns dias para assinar o comprovante. Caso isso não aconteça, deve vir o mais rápido possível até o setor e pegar um documento para ir até o banco”, explica.
Segundo o coordenador de Orçamentos e Finanças da Unisc, Rafael Henn, a expectativa é de que em menos de 30 dias a situação esteja regularizada para todos. “O sistema do MEC se divide em duas etapas, uma delas realizada pelo aluno e a outra pela instituição. A que cabe à universidade nós já adiantamos, o que deve agilizar bastante o trabalho”, explicou. A Faculdade Dom Alberto também foi consultada sobre a situação do financiamento, mas não deu informações.
This website uses cookies.