O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o fim da doença de Newcastle (DNC) no País. O foco da doença tinha sido confirmado no dia 17 deste mês, em um estabelecimento de avicultura comercial de corte em Anta Gorda (RS).
Com a medida, o governo brasileiro aguarda a retirada da suspensão, por parte dos países importadores, para a retomada total das exportações de carnes de aves e seus produtos. A Newcastle é uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos.
LEIA TAMBÉM: Preparativos para a Semana da Pátria iniciam em Venâncio Aires
Publicidade
O Mapa informa que os protocolos de biosseguridade em aviários estão sendo reforçados e aplicados em todos os estados produtores do Brasil. Qualquer suspeita de doença de Newcastle, que incluam mortalidade súbita e sinais respiratórios e nervosos, além de diarreia e edema na cabeça das aves, deve ser comunicada aos órgãos competentes para acompanhamento.
As Guias de Trânsito Animal (GTA), para transporte de animais sem risco sanitário e venda comercial, continuam a ser emitidas pelo Centro de Operações de Emergência Zoossanitária, com o objetivo de prevenir a disseminação da doença a outras áreas do País.
A pasta também reduziu a abrangência da área de emergência zoossanitária para os municípios gaúchos de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilópolis e Relvado, diante da inexistência de suspeitas de novos focos para a doença. As medidas de controle e vigilância no raio de 10 quilômetros da ocorrência do foco estão sendo executadas pelas equipes federal e estadual.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade