Cultura e Lazer

Minissérie “Notícia de um sequestro” apresenta tragédia colombiana pelo olhar das vítimas

Durante anos, houve tentativas de levar para as telas Notícia de um Sequestro, livro-reportagem publicado por Gabriel García Márquez em 1996. Um filme com Salma Hayek chegou a ser anunciado em 2009. “Era apoiado pelo próprio Gabo, mas por diferentes razões não continuou”, disse Rodrigo García, filho do escritor. “Creio que um dos motivos era que duas horas não são suficientes para contar essa história”, completou o diretor e produtor. A obra finalmente ganha uma adaptação, em formato de minissérie, no Prime Vídeo.

Gabriel García Márquez

Nos anos 1990, a Colômbia sofreu com uma série de sequestros de políticos e jornalistas, praticados por um grupo ligado a Pablo Escobar chamado Os Extraditáveis. O objetivo era pressionar o governo do país a abandonar os planos de extraditar envolvidos em crimes ligados ao narcotráfico para os Estados Unidos. Na época, o escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel e conhecido por romances como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, foi contatado por Maruja Pachón Castro, que passou mais de seis meses no cativeiro, e pelo marido dela, Luis Alberto Villamizar, para escrever sobre o assunto. Antes de ser romancista, García Márquez tinha sido jornalista e sabia quando havia uma boa história para contar.

LEIA TAMBÉM: Estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio” fez história no município

Publicidade

Dor e memória

Na série, Cristina Umaña interpreta Maruja Pachón, que era diretora da empresa estatal de fomento ao cinema na época do sequestro. Juan Pablo Raba faz o marido, o político Alberto Villamizar, que tenta a todo custo libertar a mulher. “Para mim, era importante entender a relação dos dois”, disse Umaña, que teve a oportunidade de conversar com Maruja Pachón por videoconferência. “Pude escutar em sua própria voz sua história de dor, sua memória, sua intimidade”, disse a atriz. Majida Issa é Diana Turbay, jornalista e filha de um ex-presidente da Colômbia.

Para equilibrar o drama com o pano de fundo político e social, foi escalado o cineasta chileno Andrés Wood (Machuca, Violeta Foi para o Céu). “O convite vindo do Rodrigo já era uma razão para fazer. Ainda mais por ser um livro de seu pai, o que me dava grande confiança para acompanhá-lo nessa viagem”, disse Wood. “Ele me convenceu de que o olhar de um latino-americano poderia ser útil.”

LEIA TAMBÉM: Confira os lançamentos das plataformas de streaming nesta semana

Publicidade

O crescimento do streaming possibilitou que Notícia de um Sequestro não apenas contasse a história de diversos personagens com o tempo necessário, mas também que fosse feita na Colômbia, com atores colombianos, falando espanhol. Nos últimos anos, muitas séries e filmes sobre a realidade colombiana foram feitos fora do país, como Narcos, Escobar: Paraíso Perdido e Escobar: A Traição, estrelados por Wagner Moura, o americano Benicio del Toro e o espanhol Javier Bardem, respectivamente.

E todos destacam o lado do narcotráfico. “Notícia de um Sequestro é uma espécie de reação”, avisa Rodrigo García. “Este livro se concentra no sofrimento das vítimas e seus familiares.” Por isso, a história nunca envelhece. “A situação na Colômbia sempre é nova, mas sempre tem raízes bem vivas”, admite Rodrigo García. “Nunca pensei que estaria antiquado. Sempre soube que teria impacto na Colômbia e interesse fora da Colômbia.”

Confira o trailer:

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.