Acadêmicos e docentes da Faculdade de Minas Gerais (Faminas) participam de uma missão humanitária no Vale do Rio Pardo. Formado por 30 voluntários, o grupo está dando assistência em Candelária, Sinimbu, Sobradinho, Rio Pardo e Venâncio Aires desde segunda-feira. A turma – composta por estudantes dos cursos de Medicina, Administração e Psicologia – se dividiu em três equipes, para atuar em diferentes áreas. Professores e diretores das escolas de Mariante, por exemplo, foram orientados pela equipe do curso de Psicologia sobre o retorno das atividades escolares. E na terça-feira, um dos grupos colaborou na limpeza do Centro Administrativo de Sinimbu.
LEIA TAMBÉM: Pelo menos 120 residências sofreram danos em Sinimbu
Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Flávio Santos contou que, durante a atividade, depararam-se com um cenário de guerra. “É bem assustador ver a destruição de toda a infraestrutura de uma cidade, desde o comércio e igreja até escolas e farmácias”, disse. Em contrapartida, chamou a atenção dos voluntários o retorno da população atingida.
Publicidade
A receptividade dos moradores é destacada pela estudante do 10º semestre de Medicina, Mariana Alves Rabelo, 26 anos. “Mesmo nesse momento tão difícil, todo mundo abre um sorriso quando chegamos”, comentou. Conforme a coordenadora do curso de Medicina, Marcela Rocha Reis, as comunidades atendidas estão sendo bem assistidas.
Eles permanecerão na região até o fim da semana. Estão hospedados na Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz. Contaram com o apoio logístico da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que também auxiliou com as refeições junto com a Mitra Diocesana.
Paraná
A entidade também acolheu 30 voluntários da Universidade Paranaense – Unidade de Umuarama (PR). O grupo atuou no Parque da Oktoberfest desde o dia 19, domingo. Além do ambulatório, ajudaram no centro de doações, separando o material para os abrigados.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade