“Augusto Leão, três pontos mais para o União Corinthians”. Certamente quem foi no Poliesportivo Arnão na atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 já ouviu a frase que ecoa frequentemente durante os jogos do UniCo em casa. Afinal, são pontos e mais pontos do armador que é um dos principais jogadores da equipe santa-cruzense na temporada, chamando a atenção seja ora pelas bolas de fora do garrafão, ora pelas infiltrações e organização de ataque e pela força defensiva.
Natural de Belo Horizonte (MG), Augusto Cabral Leão, de 23 anos, 1,84 metro, vive o melhor momento da carreira, com média de 13.7 pontos por jogo e 12.6 de eficiência. Com a regata número 5 do União Corinthians, o jovem atleta foi responsável por decidir jogos em vitórias importantes, como no jogo mais recente contra o poderoso Flamengo, e na sequência positiva contra Cerrado, Brasília e São José. No jogo com o Cerrado, inclusive, anotou o recorde de pontos na carreira: 33 em uma só partida.
LEIA TAMBÉM: União Corinthians enaltece apoio dos torcedores após vitória diante do Flamengo
Publicidade
Revelado pelo Minas Tênis Clube, foi no Pato Basquete que em três temporadas conseguiu a tão esperada sequência de jogos. Mesmo assim, sabia que precisava e podia mais, encontrando no União Corinthians a oportunidade de deslanchar. “Senti que era hora de mudar de ambiente e quando surgiu o convite do UniCo não pensei duas vezes. Vi a oportunidade muito boa de vir para um projeto grande de uma cidade que respira basquete”, conta ele.
Mas essa não seria a primeira passagem de Augusto Leão por Santa Cruz do Sul. Filho de treinador de basquete, ele desde muito cedo trilhava os caminhos do esporte, parte dele cruzando com a cidade que hoje é a sua casa. “Com 12 anos vim jogar contra a equipe do projeto Cestinha e, portanto, sabia que a cidade era basqueteira”, lembra o armador.
Figura constante quando o assunto é os melhores em quadra a cada rodada do NBB, Augusto também é muito bem falado nos bastidores pela dedicação no dia a dia. Quem convive no clube e vê além dos jogos, sabe que não é por acaso o sucesso do armador na temporada. Ele explica: “Quanto mais você treina, mais você está preparado. Se o atleta dorme bem, se cuida bem, ele vai ter os melhores resultados. Isso é algo que sigo na minha carreira, dar meu máximo e estar preparado de todas as formas”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Com o calor do Arnão, Brasil vence os Estados Unidos e garante vaga no Mundial
Ao final do último jogo contra o Flamengo, o Arnão se uniu não só no coro do tradicional “O campeão voltou”, mas também ao gritar o nome de Augusto. Emocionado, o jovem chegou a chorar em entrevista após a partida. “Foi uma energia incrível, aqui se tem uma paixão diferente. Eu nunca tinha vivenciado algo parecido. Sempre sonhei na minha carreira em jogar com a torcida a favor, botando pressão no adversário e foi o que aconteceu naquela noite. Um sonho de criança que foi realizado”, relembra.
Agora, o armador, um dos mais “tietados” pelo público no pós-jogo e também nas ruas da cidade, espera evoluir ainda mais, ajudando o União Corinthians a atingir os objetivos na competição. “Tivemos um início de temporada difícil, até em função de ser um time novo montado. Acabamos perdendo vários jogos no detalhe e em alguns deles a bola estava na minha mão na decisão. Eu me cobrava por isso e felizmente agora as coisas estão acontecendo pra mim e pra equipe. Trabalhamos muito bem o nosso psicológico e estamos colhendo o fruto da nossa dedicação. Agora é seguir rumo aos playoffs”, projeta Augusto.
Publicidade
E quando o assunto é o futuro, Augusto sonho alto. “Sempre quis jogar fora do Brasil, fazer carreira na Europa. Tenho sonho de chegar lá e também ser convocado para a Seleção Brasileira”. Dentre as inspirações na profissão estão os ex-jogadores Steve Nash e Tony Parker. “São atletas que tem mais ou menos a minha estatura, não são nenhum absurdo fisicamente como outros jogadores, mas mesmo assim conseguiram atingir um nível muito alto”.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.