Com o objetivo de tratar problemas como ansiedade, estresse e depressão, o Mindfulness Relacional surge como uma alternativa terapêutica que busca desenvolver a autoatenção, generosidade, compaixão e gentileza nas pessoas. Em Santa Cruz do Sul, essa prática é desenvolvida pelo psicanalista clínico Cyzo Assis Lima, também presidente do Instituto Humanitas Fraternidade, no Vale de Nazaré. Elas incluem ajuda para que os participantes foquem no momento presente, sem deixar que passado ou futuro os afetem, de maneira a tornar a mente mais desperta e saudável.
LEIA MAIS: Vale de Nazaré recebe formação de Mindfulness
Na noite de quinta-feira, um grupo que concluiu o nível 1 de aprendizado realizou um encontro para projetar o nível 2, com início previsto para o começo de 2020. “No primeiro nível, realizamos um treinamento bem amplo e teórico, com aplicação de algumas técnicas de meditação em grupo também. No segundo trabalhamos as percepções do corpo, temperatura e realinhamento emocional, dentre outras ações”, explica Cyzo, que desenvolveu a técnica em psicanálise e psicoterapia clínica em escolas especializadas de São Paulo.
Publicidade
Ainda segundo o presidente do Humanitas, um grupo de participantes formou-se no nível 1 no final do ano passado e outros três neste ano. Novas turmas para o primeiro nível serão abertas no início de 2020. Aqueles que tiverem interesse em buscar mais informações sobre as atividades do Mindfulness Relacional em Santa Cruz devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97221 6761 ou pelo site www.vivares.info.