Santa Cruz do Sul

Microexplosão atmosférica foi o que causou temporal em Santa Cruz, afirma instituto de meteorologia

Santa Cruz do Sul foi atingida por um forte temporal na tarde desse sábado, 27. Além da chuva, rajadas de vento e granizo causaram destelhamento de casas e derrubaram árvores. Os maiores estragos foram registrados nos bairros Belvedere e Linha João Alves. Moradores também ficaram sem energia elétrica em algumas regiões. Cidades vizinhas, como Venâncio Aires e Vera Cruz, também foram afetadas.

Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno foi causado por uma microexplosão atmosférica. Isso aconteceu após a frente fria que estava no Rio Grande do Sul se encontrar com uma massa de ar quente, o que formou uma célula de tempestade sobre o Vale do Rio Pardo.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai decretar situação de emergência devido a temporal

Publicidade

A MetSul explica que a microexplosão é um tipo de fenômeno que ocorre principalmente no verão, pois é a época em que os dias são muito quentes e, sob a presença de umidade alta, formam-se nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus que podem atingir até 15 a 20 quilômetros de altura. A nuvem Cumulonimbus pode causar correntes ascendentes e descendentes violentas, dentro e junto à nuvem gerando turbulência forte a severa, granizo, formação de gelo, raios e por vezes tornados.

Na região oeste do Estado, também nesse sábado, um tornado causou danos menores em propriedade rural do município de São Martinho da Serra.

LEIA MAIS: Defesa Civil estima pelo menos 750 casas atingidas pelo temporal em Santa Cruz

Publicidade

A Agência Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service), em sua página na internet, explica que a microexplosão é uma corrente descendente de vento violenta capaz de produzir estragos e danos tão graves quanto o de um tornado pela enorme velocidade que o vento pode atingir durante os episódios deste tipo de fenômeno.

Decreto de emergência

Na manhã deste domingo, 28, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou que vai decretar situação de emergência, devido ao temporal. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, informou que o decreto será de emergência nível 1. Isso significa que o Município tem condições de absorver os gastos necessários para auxiliar a população na recuperação dos prejuízos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.