Categories: Esportes

Michel Platini tenta convencer Joseph Blatter a renunciar presidência da Fifa

Apesar do esquema de corrupção que invadiu a Fifa nesta quarta-feira, 27, com a prisão de sete de seus membros por corrupção, a eleição para presidente na entidade será mantida nesta sexta-feira, 29. Mas a Uefa alerta que não descarta que uma eventual vitória de Joseph Blatter pode fazer com que a Europa abandone a entidade.

Após reunião de seus membros, entre eles o presidente Michel Platini, a Uefa decidiu pelo não boicote da votação. Pelos cálculos dos europeus, o boicote significaria nesse momento a certeza de que Joseph Blatter teria mais quatro anos como presidente da entidade. O suíço é um dos candidatos no pleito.

Apesar de se manter no Congresso da Fifa e na eleição, o presidente Michel Platini pediu oficialmente a Blatter que ele deixe o futebol. Mas o suíço se recusou. “Basta”, disse o francês. “Ele já perdeu. A Fifa já perdeu”, insistiu. Platini indicou que Blatter estaria “perturbado”.

Publicidade

O dirigente da Uefa não descarta tomar medidas caso Blatter continue como presidente. “Precisamos tomar nossas responsabilidades. Não podemos continuar assim”, disse, insinuando que um racha poderia ocorrer no futebol. Um dos cartolas da entidade chegou a declarar que, se Blatter vencer, ele abriria a mão de seu cargo na entidade.

Questionado se a Uefa poderia deixar a Fifa, ele foi direto: “claro”. Platini também não descarta que seleções nacionais peçam para não jogar torneios da Fifa, como a Copa do Mundo. “Tudo está sobre a mesa. Mas vamos ver o que dizem as seleções nacionais”, declarou. Uma reunião está marcada para ocorrer em Berlim na próxima semana.

“Tenho dor de barriga às vezes. De um lado tem a Fifa e de outro a Uefa, com o futebol”, declarou Michel Platini, presidente da Uefa. “É um nojo. Chega. Para a nossa imagem, não é bom”, disse.

Publicidade

Segundo ele, uma grande maioria da Europa vai votar no príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, único opositor de Blatter nesta eleição. “Fazemos o pedido para que todo o mundo faça o mesmo e apoie Ali. Só assim a Fifa pode mudar”, declarou. “A reforma que a Fifa deveria fazer foi feita pelo FBI”, completou.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.