Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Escândalo

Michel Platini tenta convencer Joseph Blatter a renunciar presidência da Fifa

Apesar do esquema de corrupção que invadiu a Fifa nesta quarta-feira, 27, com a prisão de sete de seus membros por corrupção, a eleição para presidente na entidade será mantida nesta sexta-feira, 29. Mas a Uefa alerta que não descarta que uma eventual vitória de Joseph Blatter pode fazer com que a Europa abandone a entidade.

Após reunião de seus membros, entre eles o presidente Michel Platini, a Uefa decidiu pelo não boicote da votação. Pelos cálculos dos europeus, o boicote significaria nesse momento a certeza de que Joseph Blatter teria mais quatro anos como presidente da entidade. O suíço é um dos candidatos no pleito.

Apesar de se manter no Congresso da Fifa e na eleição, o presidente Michel Platini pediu oficialmente a Blatter que ele deixe o futebol. Mas o suíço se recusou. “Basta”, disse o francês. “Ele já perdeu. A Fifa já perdeu”, insistiu. Platini indicou que Blatter estaria “perturbado”.

Publicidade

O dirigente da Uefa não descarta tomar medidas caso Blatter continue como presidente. “Precisamos tomar nossas responsabilidades. Não podemos continuar assim”, disse, insinuando que um racha poderia ocorrer no futebol. Um dos cartolas da entidade chegou a declarar que, se Blatter vencer, ele abriria a mão de seu cargo na entidade.

Questionado se a Uefa poderia deixar a Fifa, ele foi direto: “claro”. Platini também não descarta que seleções nacionais peçam para não jogar torneios da Fifa, como a Copa do Mundo. “Tudo está sobre a mesa. Mas vamos ver o que dizem as seleções nacionais”, declarou. Uma reunião está marcada para ocorrer em Berlim na próxima semana.

“Tenho dor de barriga às vezes. De um lado tem a Fifa e de outro a Uefa, com o futebol”, declarou Michel Platini, presidente da Uefa. “É um nojo. Chega. Para a nossa imagem, não é bom”, disse.

Publicidade

Segundo ele, uma grande maioria da Europa vai votar no príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, único opositor de Blatter nesta eleição. “Fazemos o pedido para que todo o mundo faça o mesmo e apoie Ali. Só assim a Fifa pode mudar”, declarou. “A reforma que a Fifa deveria fazer foi feita pelo FBI”, completou.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.