A MetSul Meteorologia emitiu um alerta nesta sexta-feira, 14, sobre a perspectiva de chuva e temporais em excesso no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Em nota publicada no Facebook, os meteorologistas afirmam que pode haver precipitações em volumes muito altos e até extremos. Nesta sexta, a instabilidade dá uma trégua na maior parte do Estado. Porém, no fim de semana, a atmosfera volta a se instabilizar e pode trazer chuva até a metade da semana que vem. É possível que ocorram períodos com chuva forte a torrencial em diversas cidades gaúchas já no sábado, 15, e no domingo, 16.
Ainda conforme a MetSul, apesar das divergências sobre quais regiões devem ter mais chuva, todos os modelos numéricos analisados pela empresa mostram um cenário de chuva muito volumosa com acumulados próximos ou acima de 100 milímetros na maior parte dos municípios do Estado. Também não são descartados volumes de 200 a 350 milímetros em pontos do Centro e da Metade Oeste do Rio Grande do Sul. Há risco de alagamentos em zonas urbanas e rurais, além de cheias em rios com chance até de enchentes.
Há a possibilidade de haver intervalos de melhoria entre a sequência de temporais dos próximos dias. Todas as regiões do Estado têm riscos de serem atingidos pela instabilidade, mas a maior ameaça é para o Centro, o Oeste e o Norte do território gaúcho, de acordo com a MetSul.
Publicidade
This website uses cookies.