Os últimos dias de 2015 serão daqueles cinzentos. A instabilidade que se iniciou na última semana não tem data para ir embora e promete virar o ano com os gaúchos. No entanto, os volumes acumulados serão baixos, o que não vai prejudicar quem deixou para fazer as compras de Natal mais próximo da data.
Há um alerta de pancadas de chuva diárias para todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias, devido a algumas áreas de baixa pressão que vêm se formando com facilidade, reforçadas por duas frentes frias que avançam pelo Estado. Além disso, o fenômeno climático El Niño segue influenciando os volumes de chuva do Sul do Brasil.
A confusão ocorrida neste ano – inverno quente e seco e verão chuvoso com calor ameno – é culpa do El Niño, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rogério Rezende. “Esse fenômeno bagunça toda a estrutura climatológica. Ele altera o que é o normal esperado”, afirma. Nesse sentido, os primeiros dias de verão serão marcados pela nebulosidade, precipitações diárias e temperaturas abaixo do habitual para a época.
Publicidade
Rezende explica que, em função do céu encoberto e da chuva frequente, a radiação solar perde intensidade e aquece por menos tempo a superfície terrestre, o que causa a redução das marcas. Conforme ele, temperaturas mais altas acontecem geralmente no período da tarde, momento em que está prevista maior incidência de chuvas. Dessa forma, as mínimas vão subir e as máximas diminuir, configurando um clima ameno.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL
Publicidade