Rodrigo, do jeito paizão dele, puxou Sofia e Arthur para seus braços, e recomendou: “olha, vocês só precisam contar a metade do que vão fazer nesta semana com a vó e com o vô. Tá combinado?”. Os três agarrados no mesmo abraço repetiram o refrão da música que vinham cantando, quase gritando, pelo caminho de Porto Alegre até aqui. Arthur, perto de seus nove anos, não deixou por menos: “contar tudo isso?” e já saiu chutando a bola pelo corredor da garagem. Sofia, em seus 14 anos, deu o tom: “nós é que queremos saber o que tu vais fazer nesta semana”. Para não deixar dúvida, apontou os dedos para os olhos em sinal de alerta.

A semana passou curta e ligeira. A Vera, sempre zelosa com a alimentação, esqueceu as próprias regras. Fez bolo, cuca, doces e sobremesas. Aprendeu com a Sofia a fazer o “Sofiburguer.” Normalmente, preocupada em conseguir os melhores preços, nem que para isso precise revirar todos os mercados da cidade, Vera atendeu Sofia sem pestanejar. Comprou todos os ingredientes no mesmo lugar. Foi uma festa. O Arthur, depois de comer e se lambuzar com um imenso “Sofiburguer”, cutucou: “bem ruim, né Sofia!”

O tempo não pede licença. Não esqueceu que já era sexta-feira. Anoiteceu. Hora de cumprir com a última promessa. Sofia e Arthur iriam dormir na casa dos tios, Aline e Caio. Fomos todos ao elevador. O impaciente Arthur apertou o botão que nos levaria à garagem. Seriam curtos segundos, que se fizeram longos em plenitude. Vera inclinou suavemente a cabeça e tentou esconder as lágrimas. “Vó, não chora. Amanhã a gente vai junto festejar o aniversário do pai.”

Publicidade

No outro dia, depois de uma janta divertida e de muitas brincadeiras com o “Dug”, um cachorro mais sapeca que o próprio Arthur, Aline nos conduziu a Porto Alegre. Tivemos que cantar junto. Sequer reclamamos das paradas na estrada em obras. Chegamos. Rodrigo, Carol e Manuela nos aguardavam no portão. A tarde se fez anoitecer. Hora de lembrar.

Os familiares reunidos não pouparam: “Go, lembra da Banzé que não te largava nem para ir à escola no Wilke?” Banzé era a cachorrinha parceira de sua infância. “Go, a gente não esqueceu que tu fazias de conta que ias fugir de casa. Mas na primeira esquina ficavas escondido esperando a gente te buscar.” Como era difícil fazer aquele menino se alimentar… “Tem mais, Go, e aquelas madrugadas em que a mãe não conseguia dormir?” Enfim, ao ouvir a tentativa silenciosa da porta se abrir, Vera fazia de conta que seguia dormindo. “Go, a gente sabe que eras um dos primeiros a chegar ao Centro de Convivências.” Rodrigo se formara em jornalismo e agora trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “O Go é tudo de bom”, pisca a Carol ao acariciar a Manuela.

Disfarçando emoções, Rodrigo tomou assento no terceiro degrau da escada interna, que interliga a sala com os quartos. Viu que tudo estava bem. Teve certeza de que era amado e a todos amava.
Recompensado, comentei com a Vera: “A gente estranhou quando nosso guri falou que a Sofia e o Arthur precisariam contar só a metade. Ele os quer livres e leves. Os desobrigou do ninho. Já podem voar, ao menos, ensaiar bater suas próprias asas.”

Publicidade


Saudamos:
– A eleição da diretoria da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Gestão 2023/2024): Romar Beling (presidente); Lissi Bender (vice-presidente); Roni Ferreira (secretário-geral); Edison Botelho (secretário-adjunto); Dogival Duarte (1º tesoureiro); Gil Kipper (segundo tesoureiro); Benno Kist, Mauro Klafke, Mauro Ulrich (Conselho Fiscal); Marli Silveira, Valquíria Garcia, Demétrio Soster (Suplentes).
– A eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente: Enoir Greiner (presidente); Fábio Azevedo (vice-presidente); Maurício Dopke (secretário).
– A ampla divulgação da “Carta Aberta do Cinturão Verde.”

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.