A Secretaria de Assistência Social de Sobradinho identificou uma redução de aproximadamente 50% no número de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal consideradas pobres conforme critérios do Ministério do Desenvolvimento Social. Em agosto de 2013 eram 1.439 com renda de até R$154,00 per capita. Atualmente, estão cadastradas 736 famílias com este perfil, consequentemente habilitadas ao benefício do Programa Bolsa Família, conforme informações obtidas no Relatório de Informações Sociais da Sagi (Secretaria de Avaliação de Gestão da Informação) vinculada ao MDS.
A gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família têm, desde 2013, intensificado as ações para inserir as famílias cadastradas em Projetos e Programas de acompanhamento familiar que permitam a inclusão produtiva destas. Neste sentido, o Pronatec teve grande importância por ter qualificado profissionalmente mais de 300 pessoas entre 2013 e 2014. Além de ações voltadas para inclusão social, destacamos também as ações voltadas para a qualificação dos dados cadastrais das famílias inseridas no Cadastro Único coordenadas pela servidora Vanessa Maia Ullrich.
Em razão do conjunto de ações já citadas, houve uma redução dos beneficiários do Programa Bolsa Família em aproximadamente 200 famílias. Em setembro de 2015, foram 670 famílias, o menor número de beneficiários desde janeiro de 2013. A partir desta redução, houve a possibilidade de serem incluídas famílias que embora estivessem cadastradas, atendendo aos critérios de renda, não recebiam o benefício devido ao excesso de famílias beneficiadas.
Publicidade
Que critérios são utilizados?
Para definir a extrema pobreza, o Ipea considera os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os dois organismos baseiam-se em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa.
O Banco Mundial também aponta que um dos critérios para definição de extrema pobreza é o indivíduo que passa com menos de 1 dólar por dia.
Publicidade
This website uses cookies.