Começa na próxima quarta-feira, 10, e se estende até 31 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe e atualização da caderneta. Em um primeiro momento, até o dia 19 deste mês, serão atendidos prioritariamente nas unidades da rede pública, via SUS, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, públicos que na última edição demonstraram menor adesão.
LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra gripe começa na semana que vem
Depois, a vacina estará disponível para os demais grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, populações indígenas, professores, presos e funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com a prescrição médica.
Publicidade
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de Santa Cruz, Lizete Plotzki, nesse primeiro lote Santa Cruz do Sul recebeu 9.450 doses da vacina, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. Diante do relato de pessoas que contraíram gripe depois da imunização, Lizete esclarece que a vacina disponibilizada na campanha protege contra esses três tipos de gripe, que são os de maior gravidade. “A pessoa pode contrair outro vírus e ficar gripada, mas certamente estará protegida contra os que apresentam maior risco de morte”, destacou.
SAIBA MAIS
Adesão
Publicidade
A meta em Santa Cruz é repetir o êxito do ano passado e imunizar 90% do público-alvo, composto por 47.369 pessoas. A vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde e Estratégias de Saúde da Família; no Cemai, na Rua Ernesto Alves, 128; no Sindicato da Alimentação e no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, nos horários de funcionamento.
No dia 4 de maio será realizado o Dia D de Vacinação, com a abertura de todos os postos e de um ponto na Casa da CDL, no Centro.
Em domicílio
Publicidade
Em Sinimbu, quem possui algum familiar acamado ou domiciliado que necessite de vacinação em casa deve comunicar o posto de saúde de sua área até o próximo dia 26. Essas pessoas serão imunizadas em domicílio no Dia D de Vacinação, que também ocorrerá em Sinimbu no dia 4 de maio.
Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13a CRS), a ideia é melhorar a adesão à vacinação em relação ao ano passado, que chegou apenas a 83,62% nos 13 municípios da área de cobertura.
Publicidade
This website uses cookies.