Santa Cruz do Sul

Mestranda em Psicologia da Unisc elabora pesquisa sobre a Síndrome de Munchausen

Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Concepções de profissionais da Psicologia e da Psiquiatria acerca da Síndrome de Munchausen e sua variação” elaborado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) pela Unisc, Gabriela Prado da Fontoura, com orientação da professora Edna Linhares Garcia.

LEIA TAMBÉM: Como identificar depressão na adolescência? Saiba os principais sintomas

Publicidade

“O projeto foi motivado pela escassez de pesquisas sobre a temática e, ciente de que são necessários maiores estudos para compreender os aspectos em relação à patologia, visando a aderência do paciente ao processo psicoterápico como necessário a proteção às infâncias. Busca-se introduzir o debate científico diante da temática proposta, contribuindo com novos estudos que possam gerar reflexões e discussões para o contexto da psicologia”, diz Gabriela.

Segundo a pesquisadora, a patologia é subestimada devido à falta de informação, uma vez que os dados epidemiológicos são raros, os casos são de difícil comprovação e as abordagens legais são inconsistentes. “Para compor inicialmente este projeto, realizou-se uma revisão sistemática, objetivando identificar as pesquisas realizadas nas duas últimas décadas sobre o assunto. Verificada a escassez de estudos e, visando criar um campo de discussão científica, possibilitando novas bases de conhecimento e de práticas preventivas, o projeto de mestrado tem como objetivo investigar quais as concepções de profissionais da psicologia e da psiquiatra acerca da Síndrome de Munchausen e sua variação, como as concepções se relacionam com as práticas de identificação, prevenção e intervenção no âmbito da saúde mental.”

LEIA TAMBÉM: Ambulatório da Unisc passa a oferecer atendimento médico para hormonioterapia

Publicidade

As considerações finais ainda são parciais, pois a pesquisa está em andamento. Porém, diante dos estudos, percebe-se que os casos são existentes, gerando prejuízos humanos e prejuízos à máquina pública.

“É necessário considerar o compromisso ético e político dos profissionais da saúde, na disseminação de informações que colaborem para o saber da área da psicologia, sobre a temática abordada. Para isso, dar voz aos profissionais, na busca do entendimento das diferentes concepções sobre patologia. Pensar as práticas de identificação, prevenção e intervenção no âmbito da saúde mental, pode colaborar para que novos casos possam ser evitados e novos tratamentos na área da saúde possam ser pensados.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado Profissional em Psicologia.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.