Regional

Mestranda da Unisc leva Clube de Xadrez para estudantes de Herveiras

Estudantes da Escola Municipal Maurício Cardoso, de Herveiras, participam, mensalmente, de atividades de um Clube de Xadrez. A ideia partiu da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e professora de Matemática, Elisete Groff. As atividades envolvem 95 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

A iniciativa surgiu em 2018, a pedido dos próprios alunos. “Eram 21 alunos que planejavam atividades e praticavam xadrez. Eles ensinavam os estudantes de todas as turmas dos anos iniciais e os professores. Participavam de torneios, faziam tabuleiro e peças com material reciclado. Com a pandemia paramos de nos encontrar”, lembra.

LEIA TAMBÉM: Estudante do Colégio Mauá domina tabuleiro e conquista dois títulos nacionais de xadrez

Publicidade

Pesquisa de mestrado de Elisete é voltada às contribuições do jogo de xadrez no ensino-aprendizagem da matemática

Quando a escola voltou às aulas presenciais, o projeto foi retomado, uma vez por mês, na aula de matemática. No próximo ano, a ideia é que os encontros ocorram em turno inverso. “O jogo de xadrez é um instrumento pedagógico muito eficaz para o aprendizado que influencia os alunos a se dedicarem e terem mais interesse pelas aulas, não só de matemática, mas como todas as outras”, destaca a mestranda. 

No mestrado, Elisete pesquisa as contribuições do jogo de xadrez no ensino-aprendizagem da matemática. “As crianças que jogam melhoram o pensamento abstrato, planejamento e capacidade de resolução de problemas, assim como também o desempenho escolar interdisciplinar. O xadrez melhora e ajuda no desenvolvimento de várias partes do cérebro, bem como previne doenças que afetam a memória, como o Alzheimer. Enfim, traz ao ensino dos jovens e à vida deles, tanto profissional quanto pessoal, vários benefícios.”

LEIA TAMBÉM: Rafael Henn aborda avanços e planos da Unisc

Publicidade

Principais objetivos do Clube de Xadrez

  • Conhecer a história do jogo de xadrez;
  • Verificar a importância no desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Conhecer as peças e o tabuleiro do jogo de xadrez, assim como as regras;
  • Aprender a jogar xadrez e ensinar os demais;
  • Desenvolver atitudes básicas como: concentração, raciocínio, respeito, flexibilidade, cortesia, ordem, responsabilidade, silêncio, entre outras;
  • Influenciar os alunos a pensarem além do jogo, podendo eles descobrirem no xadrez o rumo que querem seguir na vida;
  • Proporcionar aos alunos novas experiências, conhecer novas pessoas e lugares.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.