Mesmo com a extinção do horário de verão, por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro em abril do ano passado, usuários do sistema Android voltaram a ser surpreendidos com a atualização equivocada de celulares, que atrasaram o relógio em uma hora automaticamente, na virada de sábado, 15, para este domingo, 16.
Em Santa Cruz do Sul, milhares de pessoas fizeram as provas objetivas do concurso público da Prefeitura neste domingo, 16. Algumas entraram em contato com o Portal Gaz para relatar que elas próprias ou familiares perderam o horário da prova, em virtude deste problema.
LEIA MAIS: Concurseiros relatam problemas com fiscais e provas erradas em Santa Cruz
Publicidade
Em outubro e novembro do ano passado, o mesmo transtorno foi relatado por internautas nas redes sociais, quando o horário foi atualizado automaticamente pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro fim de semana de outubro.
Na época, em comunicado em blog, o Google explicou que “todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja. Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo”.
LEIA MAIS: Mesmo sem horário de verão, telefones podem atualizar a hora?
Publicidade
Como corrigir o horário
Entre no menu configurações, acesse gerenciamento geral ou outra opção para chegar até data e hora. Desative as opções: data e hora automáticas e fuso horário automático.
Com informações de Estadão Conteúdo.
LEIA MAIS: O que os santa-cruzenses pensam sobre o fim do Horário de Verão
Publicidade