Saúde e Bem-estar

Mesmo com campanha, apenas 3% das crianças foram vacinadas contra a pólio na região

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou no dia 8 deste mês. Contudo, a procura pelas vacinas está mais baixa do que nunca, segundo afirmou a coordenadora regional de Saúde, Mariluce Reis, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. “A gente não entende por que as vacinas não estão sendo buscadas pelos pais das crianças dos municípios da região”, disse.

Os municípios aos quais ela se refere são Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), nesses locais o público-alvo é de 15.940 crianças de 2 meses até menores de 5 anos de idade, mas apenas 496 delas foram protegidas contra a poliomielite.

LEIA MAIS: Secretaria de Saúde inicia campanha contra poliomielite e multivacinação nesta segunda

Publicidade

Em Santa Cruz, de 5.914 crianças aptas, 249 receberam a dose, e a meta é chegar a 95%. Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado e Vale Verde não têm nenhuma vacina aplicada no público-alvo. A campanha seguirá até o dia 9 de setembro. No próximo sábado, dia 20, ocorrerá o Dia D de vacinação.

Da mesma forma, a cobertura vacinal da Covid-19 também é baixa. De acordo com Mariluce, a busca pelo imunizante diminuiu conforme foram sendo liberadas as doses de reforço. “A procura é bem baixa, estamos com muita deficiência. Temos alguns tipos que não alcançaram nem 50% do público-alvo”, apontou.

Segundo a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, no que se refere aos 13 municípios da região, 6,6% das crianças com 3 e 4 anos estão com a primeira dose contra Covid-19; já na segunda, ninguém foi imunizado. As estatísticas em relação a crianças de 5 a 11 anos são maiores: 62,7% estão com a primeira dose e 44,7% fizeram a segunda. A coordenadora frisou que a vacina da Covid-19 tem prazo de validade, por isso pessoas de todas as idades devem tomar o reforço.

Publicidade

Em Santa Cruz, os registros mostram que 75,9% dos adolescentes de 12 a 17 anos fizeram a segunda dose. Já na população de 18 a 79 anos, 58,6% está com o primeiro reforço. Nesse quesito, o público com 80 anos ou mais lidera o ranking, com 80,1% de cobertura.

LEIA TAMBÉM: Pessoas com comorbidades entre 18 e 39 anos já podem receber a 4ª dose em Santa Cruz

Quarta dose está disponível

Desde essa segunda-feira, diversas unidades de saúde de Santa Cruz passaram a oferecer a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades, entre 18 e 39 anos. Grande parte dos postos atende mediante agendamento, com o objetivo de evitar o desperdício de doses. Entretanto, algumas unidades fazem a imunização sob livre demanda.

Publicidade

Para se vacinar é necessário apresentar caderneta de vacinação, CPF e Cartão Nacional de Saúde. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis.

Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.