Quando um recém-nascido vem ao mundo, uma das primeiras ações desempenhadas pelas mães é a amamentação. O leite materno é o alimento mais completo para os bebês. Além de saciar a fome e gerar um vínculo entre mãe e filho, contribui para proteção contra possíveis infecções e doenças para ambos. De acordo com o Guia alimentar para crianças brasileiras de menos de 2 anos, disponibilizado pelo governo federal, a recomendação é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida até os seus 2 anos ou mais.
Ainda que seja fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apenas 45,7% dos bebês nascidos no Brasil são amamentados com exclusividade até os seis primeiros meses de vida. “É preciso reverter esse panorama, melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os protagonistas que trabalham por essa causa, para assim reestabelecer as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo”, afirma Maitê Lima, sócia-proprietária da Maternagem, empresa de consultoria em amamentação.
LEIA TAMBÉM: Programação do Agosto Dourado em Santa Cruz incentiva o aleitamento materno
Publicidade
O Agosto Dourado promove a campanha de conscientização sobre o incentivo ao aleitamento materno. Neste ano, o Ministério da Saúde instituiu como tema Fortalecer a amamentação: educando e apoiando.
De acordo com Ingre Paz, sócia-proprietária da Maternagem, o tema de 2022 reforça que a amamentação promove um vínculo afetivo entre mãe e filho. “Independente do cenário, a campanha proporciona segurança alimentar às crianças desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Leite materno: pela saúde e bem-estar dos bebês
Publicidade
No momento de puerpério, período após o parto em que o organismo da mulher volta às condições normais, um dos momentos mais difíceis é o aleitamento. Por isso, a mãe precisa se informar durante toda a sua gestação sobre o período de amamentação. “O que nós, profissionais da saúde, observamos é a dificuldade em manter o processo de aleitamento materno, seja em função do retorno ao trabalho exercido pelas mães, seja por conta da falta de uma rede de apoio ou informações”, afirma.
Para enfatizar a campanha do Agosto Dourado, a equipe da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC organizou um espaço para que as mães tenham a oportunidade de registrar e eternizar este momento. Um estúdio foi elaborado e montado pela enfermeira Inês Henn junto à equipe, com o apoio da coordenadora de enfermagem da área materno-infantil, Lis Spat. Nesse espaço estão sendo registradas fotos de todas as mães de bebês internados na UCI, na Maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica que amamentam e têm interesse em fotografar.
LEIA TAMBÉM: Agosto Dourado: HSC promove ações de incentivo ao aleitamento materno
Publicidade
Para ajudar as nutrizes e futuras mamães, as consultoras desmistificaram algumas dúvidas comuns sobre aleitamento materno. Confira:
LEIA TAMBÉM: Unimed promove eventos sobre o aleitamento materno neste mês
Durante o Agosto Dourado, as 32 unidades de saúde de Santa Cruz do Sul realizarão uma série de atividades para a promoção do aleitamento materno. Segundo o coordenador adjunto da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Alexandre Butzke, as ações deste mês foram desenvolvidas por profissionais da ESF Esmeralda, as enfermeiras Juliana Bettio e Danielle de Oliveira.
Publicidade
Entre as iniciativas estão o repasse de orientações em sala de espera para mães e gestantes, distribuição de panfletos e exibição de vídeos informativos nas recepções das unidades de saúde, além de decoração especial alusiva ao período.A maternidade também foi decorada com balões dourados e cartazes informativos alusivos à campanha. Além disso, foram distribuídos bombons às puérperas internadas na instituição com mensagens de conscientização e incentivo ao aleitamento materno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.