A Mercur colocou em funcionamento na última semana uma usina de energia solar fotovoltaica em Santa Cruz do Sul. O empreendimento, construído entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022, está instalado no Distrito Industrial, em uma área de dois hectares, com 2.690 painéis para geração de energia limpa. Com o início da operação da estrutura, a empresa vai gerar aproximadamente 1.600 Mwh/ano, ou seja, suprirá mais de 50% de toda a demanda utilizada nas duas plantas da indústria.
LEIA TAMBÉM: Energia solar: tire dúvidas e saiba como investir em mais tecnologia e economia
A empresa tomou a iniciativa para auxiliar na produção e distribuição de energia limpa local, a fim de contribuir com a preservação e diminuir o reflexo no meio ambiente. Da mesma forma que busca soluções para desenvolver produtos que impactam menos, o funcionamento da usina busca reduzir as consequências relativas à distribuição de energia. “As principais usinas de energia hidrelétrica estão em regiões muito distantes do nosso consumo, necessitando percorrer longas distâncias, o que faz com que tenhamos um percentual de perda por diversos fatores”, explica Paulo Boufleur, responsável pelo projeto.
Publicidade
O impacto ambiental causado no local da construção foi compensado com o plantio de árvores nativas em um espaço de preservação da empresa, de acordo com o levantamento e determinação do relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). No pátio da indústria, foram realocadas jerivás e butiazeiros e ainda houve o plantio de 1,2 mil mudas de espécies nativas como compensação. “Toda madeira de eucalipto retirada neste espaço foi suficiente para abastecer a nossa caldeira por mais de cinco meses, gerando calor para os processos de fabricação”, afirma Boufleur.
LEIA TAMBÉM: Aumento do consumo de energia solar traz projeções otimistas ao setor
A usina foi construída totalmente no solo e, por isso, foi necessária a limpeza e terraplenagem da área. Também houve investimento na instalação de uma estação meteorológica para medir e acompanhar a situação climática no seu entorno e, assim, garantir o monitoramento da situação dos ventos, chuvas, para uma melhor manutenção, segurança e acompanhamento no local.
Publicidade
Com a construção da usina de energia solar fotovoltaica, a Mercur avança em direção à sua visão 2050 de contribuir para uma economia de baixo carbono, uma das principais demandas que existem no planeta, dada a crise climática que se agrava ano a ano e que propicia o aquecimento global, com consequências para pessoas e organizações. Após o início da operação, a proposta da indústria é colocar em execução a continuidade do plano, e aumentar a capacidade de geração de energia, chegando a 3.000 Mwh/ano.
Com o início do funcionamento da usina da Mercur, a comunidade local também será beneficiada, pois haverá um aumento da disponibilidade para os consumidores em geral, reduzindo a necessidade do uso de energia térmica, que é a que mais impacta negativamente o planeta. Assim, a Mercur fortalece seu compromisso ambiental relacionado ao Objetivo 7, referente à energia renovável e acessível, dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), da Agenda 2030.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.