Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Mercosul passa por uma crise muito séria, diz ex-subsecretário dos EUA

O ex-subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina Arturo Valenzuela disse nesta quinta-feira, 20, que o Mercosul passa por uma crise muito séria. O professor da Univesidade Georgetown e funcionário dos governos Bill Clinton (1993-2001) e Barack Obama participou de palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Para ele, o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela passa por relações internas e brigas entre os participantes que inviabilizam as relações comerciais e os acordos financeiros com outros parceiros. “As relações internas entre os participantes são muito diferentes e as brigas internas prejudicam seu funcionamento. Dificilmente se avança [em uma integração] nestas condições.”

O ex-subsecretário defendeu a retomada das relações dos Estados Unidos com Cuba, em dezembro último, como o fim de um dos últimos resquícios da Guerra Fria. Ele afirmou que a discussão sobre a reabertura foi iniciada na década de 1990, durante o governo Bill Clinton, mas foi interrompida pela derrubada dos aviões da dissidência cubana pelo regime da ilha comunista, em 1996.

Publicidade

“Não era este o desejo do governo cubano. Na época, os radicais de Havana tinham uma simbiose com os mais radicais de Miami”, disse, em referência à dissidência cubana que mora na cidade americana. Sobre o Brasil, ele afirma que a relação com os EUA deveria ser mais próxima. “Nosso interesse é que o Brasil seja um país bem sucedido. Somos países muito afins, com valores muito compartilhados.”

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.