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Mercedes está disposta a negociar mudanças em regras dos motores para 2016

Após ouvir reclamações de Ferrari, Red Bull e McLaren, a Mercedes demonstrou, pela primeira vez, estar disposta a discutir uma possível abertura da regra dos motores para a temporada 2016 da Fórmula 1. No entanto, a equipe alemã alertou que o aumento na potência dos propulsores implicará em um severo aumento dos custos para os times.

Ferrari, Renault, fornecedora da Red Bull e Toro Rosso, e Honda, parceira da McLaren, já demonstraram serem favoráveis ao desenvolvimento das unidades de potência e ao retorno dos barulhentos propulsores V8. Inclusive, Christian Horner, chefe da equipe austríaca, avisou que a fabricante francesa poder deixar a categoria caso o regulamento fique como está.

Diretor de corridas da McLaren, Eric Boullier declarou ter conversado com o chefe da Mercedes, Toto Wolff, e o presidente não-executivo, Niki Lauda, e que ambos estariam dispostos a ouvir as reivindicações das outras equipes. “Nós estamos de mente aberta sobre a situação”, indicou Wolff ao site inglês Autosport. “Entendemos que a Renault e a Honda estão emu ma posição difícil. As discussões devem ser realizadas”, acrescentou.

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Na última temporada, Ferrari e Renault buscaram a mudança, que já encontrava a resistência da Mercedes. A pressão resultou na liberação para o desenvolvimento dos motores para este ano, mas com a proibição para 2016. Agora, as unidades de potência devem ser homologadas até o dia 28 de fevereiro do ano que vem.

Para que aconteça a abertura da regra dos motores, a Mercedes tem que concordar com a ideia, já que a alteração no regulamento precisa da aprovação unânime das equipes participantes do Mundial de Fórmula 1. O problema é que o time alemão teme um elevado aumento de custos como consequência da nova legislação.

“A redução de custos é um tema quente no momento e na temporada de desenvolvimento, provavelmente, represente dois dígitos de milhões de (euros) custo adicional”, explicou o chefe da equipe que domina o atual cenário da principal categoria do automobilismo.

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João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

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