O feriado de Tiradentes, que ocorre nesta quinta-feira, 21, em todo o Brasil, vai alterar o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Como cai em uma quinta-feira, algumas pessoas farão descanso prolongado. Em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira. E não haverá expediente nas repartições públicas municipais na quinta.
Apesar disso, conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, tanto na quinta quanto na sexta o funcionamento será normal nos serviços essenciais, como Cemai, Hospitalzinho, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Abrigos Masculino e Feminino, Albergue, Residência Inclusiva, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Setor de Inspeção Municipal.
LEIA MAIS: Confira os melhores horários para pegar a estrada no feriado de Tiradentes
Publicidade
Além disso, em Santa Cruz, trabalharão normalmente os setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipes de varrição manual diária e de limpeza das vias e logradouros públicos. Ainda segundo o decreto, nos dois dias fica determinado o funcionamento em regime de plantão do Conselho Tutelar, Casa de Passagem da Mulher, setor de Hidráulica, Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e Setor de Transportes – motoristas de plantões.
As escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil também cumprirão ponto facultativo. As feiras rurais funcionarão normalmente na quinta, sexta e sábado.
Vale do Sol
Publicidade
A Prefeitura de Vale do Sol estabeleceu ponto facultativo na sexta-feira, 22, data posterior ao feriado de Tiradentes. Com isso, as repartições públicas e serviços municipais não atenderão nesta quinta e sexta-feira, exceto os considerados indispensáveis.
As agências bancárias de todo o País não vão abrir neste feriado de Tiradentes, de acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban). Apesar de cair em uma quinta-feira, os bancos não vão fazer feriado prolongado. Isso significa que na sexta-feira eles funcionam para atendimento ao público.
A federação informou ainda que os serviços de atendimento pela internet, por telefone e pelos aplicativos de celular continuarão funcionando. A Febraban ressaltou que essas formas de atendimento oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Polícia projeta ações de fiscalização para o feriado de Tiradentes
O Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari informou que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc.) estão autorizadas a abrir seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral nesta quinta-feira. O horário vigente no feriado será o mesmo de domingo (a depender do horário que cada estabelecimento pratica no domingo).
O Sindilojas Vale do Rio Pardo orienta que o comércio permaneça fechado no feriado, pois não há convenção coletiva ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalharem.
Publicidade
Da mesma forma, o Estacionamento Rotativo de Santa Cruz estará suspenso nesta quinta-feira. Não haverá cobrança nas 45 quadras da Faixa Azul da área central. O Rapidinho voltará ao atendimento normal na sexta-feira e no sábado.
LEIA TAMBÉM: Veja o que muda no novo decreto do estacionamento rotativo de Santa Cruz
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, militar e ativista. Foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792, por lutar pela Independência do Brasil.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.