Categories: Regional

Mercados, comércio e serviços: saiba o que muda com o feriado de Tiradentes

O feriado de Tiradentes, que ocorre nesta quinta-feira, 21, em todo o Brasil, vai alterar o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Como cai em uma quinta-feira, algumas pessoas farão descanso prolongado. Em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira. E não haverá expediente nas repartições públicas municipais na quinta.  

Apesar disso, conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, tanto na quinta quanto na sexta o funcionamento será normal nos serviços essenciais, como Cemai, Hospitalzinho, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Abrigos Masculino e Feminino, Albergue, Residência Inclusiva, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Setor de Inspeção Municipal.

LEIA MAIS: Confira os melhores horários para pegar a estrada no feriado de Tiradentes

Publicidade

Além disso, em Santa Cruz, trabalharão normalmente os setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipes de varrição manual diária e de limpeza das vias e logradouros públicos. Ainda segundo o decreto, nos dois dias fica determinado o funcionamento em regime de plantão do Conselho Tutelar, Casa de Passagem da Mulher, setor de Hidráulica, Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e Setor de Transportes – motoristas de plantões. 

As escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil também cumprirão ponto facultativo. As feiras rurais funcionarão normalmente na quinta, sexta e sábado.

Vale do Sol

Publicidade

A Prefeitura de Vale do Sol estabeleceu ponto facultativo na sexta-feira, 22, data posterior ao feriado de Tiradentes. Com isso, as repartições públicas e serviços municipais não atenderão nesta quinta e sexta-feira, exceto os considerados indispensáveis.

Bancos

As agências bancárias de todo o País não vão abrir neste feriado de Tiradentes, de acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban). Apesar de cair em uma quinta-feira, os bancos não vão fazer feriado prolongado. Isso significa que na sexta-feira eles funcionam para atendimento ao público.

A federação informou ainda que os serviços de atendimento pela internet, por telefone e pelos aplicativos de celular continuarão funcionando. A Febraban ressaltou que essas formas de atendimento oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia projeta ações de fiscalização para o feriado de Tiradentes

Mercados

O Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari informou que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc.) estão autorizadas a abrir seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral nesta quinta-feira. O horário vigente no feriado será o mesmo de domingo (a depender do horário que cada estabelecimento pratica no domingo). 

Comércio e Rapidinho

O Sindilojas Vale do Rio Pardo orienta que o comércio permaneça fechado no feriado, pois não há convenção coletiva ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalharem.

Publicidade

Da mesma forma, o Estacionamento Rotativo de Santa Cruz estará suspenso nesta quinta-feira. Não haverá cobrança nas 45 quadras da Faixa Azul da área central. O Rapidinho voltará ao atendimento normal na sexta-feira e no sábado.

LEIA TAMBÉM: Veja o que muda no novo decreto do estacionamento rotativo de Santa Cruz

21 de abril – Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, militar e ativista. Foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792, por lutar pela Independência do Brasil.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.