Uma pesquisa do IPEC Inteligência revela que o mercado ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar não para de crescer no Brasil. Em 2018, cerca de 500 mil pessoas reconheciam o uso dos chamados cigarros eletrônicos. O levantamento mostra que o montante saltou para mais de 2 milhões de usuários ao longo do ano passado.
LEIA TAMBÉM: Anvisa adia discussão sobre futuro dos dispositivos eletrônicos para fumar
A venda e utilização desse tipo de produto está proibida no país desde 2009. Apesar disso, eles são encontrados em bares, festas, tabacarias e até pela internet. Com isso, o mercado ilegal aumentou em 300% em pouco mais de 3 anos. De acordo com as grandes fumageiras, a proibição serve de estímulo ao consumo irregular. Cerca de 70 países já regulamentaram o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar.
Publicidade
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária voltou a analisar o assunto. A indústria aguarda pela autorização e regulamentação do produto que aquece o tabaco, sem gerar fumaça. A alegação também é de que eles trazem menos riscos aos fumantes. Um cigarro tradicional, por exemplo, possui entre 100 e 150 substâncias potencialmente tóxicas. Já no dispositivo eletrônico, esse número cai para cerca de 5.
LEIA TAMBÉM: Anvisa prorroga prazo para receber contribuições sobre cigarros eletrônicos
Entre abril e junho, a Anvisa realizou uma Tomada Pública de Subsídios para coletar informações sobre os novos dispositivos. O resultado deveria ter sido apresentado no último mês mas foi adiado e só deve ser conhecido nesta quarta-feira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cigarro eletrônico: Anvisa começa a receber informações sobre produto
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.