Um dos mais afetados pelas restrições da Covid-19, o setor de turismo vive um momento de retomada. Ainda que os valores estejam mais elevados na comparação com o período pré-pandemia, a demanda retraída ao longo de mais de dois anos fez a procura disparar neste verão. As agências de viagens de Santa Cruz do Sul já percebem essa alta na demanda e também algumas mudanças na preferência dos consumidores. Para quem pretende adquirir algum pacote, a orientação é não esperar muito, para não correr o risco de não haver mais disponibilidade.
Conforme a empresária Ana Letícia Dei Svaldi, da Proa Viagens, a procura atual já é maior que a registrada antes da pandemia. Segundo ela, os destinos preferidos são as praias, sobretudo Rio de Janeiro e Maceió, mas o interesse por Salvador e João Pessoa aumentou. “Percebo que com as restrições dos últimos anos cresceu a busca por destinos locais, como cabanas e roteiros dentro do Rio Grande do Sul”, afirma. Os valores dos pacotes, segundo a turismóloga, também estão mais elevados em decorrência do coronavírus.
LEIA TAMBÉM: Pilotos e comissários aceitam proposta das companhias aéreas e encerram greve
Publicidade
“As passagens aéreas dispararam, pois as companhias ficaram por muitos meses com faturamento bem abaixo do desejado e agora, de alguma maneira, precisam reaver esse período de baixas receitas”, explica. A rede hoteleira, no entanto, teve reajustes acima do previsto. Mesmo assim, as vagas nos hotéis mais procurados estão escassas. “Especialmente se considerarmos aqueles de alto padrão e que oferecem uma experiência diferenciada ao cliente”, completa a profissional.
Situação semelhante é relatada por Gilmara de Oliveira, agente de viagens da Allegra Turismo. Ela diz que a procura está intensa e o mercado está aquecido após as dificuldades enfrentadas em 2020 e 2021. Em relação aos roteiros, as praias do Nordeste também são as campeãs de demanda. “Apesar disso, temos disponibilidade para todos os destinos. Em janeiro, o movimento costuma se intensificar, mas haverá vagas.” Cita ainda o crescimento expressivo dos pacotes internacionais como uma das surpresas de 2022.
LEIA TAMBÉM: Um giro pelas praias: o Litoral Norte te espera
Publicidade
Turistas de primeira viagem se destacam
Já Andréa Matte, da Matte Viagens, revela que o interesse do público em pesquisar e fazer cotações cresceu, mas os resultados seguem abaixo do pré-pandemia. “Nós tivemos muitas nuances neste ano – eleições, Copa do Mundo no final do ano –, muita coisa interferiu”, observa. Mesmo assim, ela garante que 2022 já foi bem superior a 2021. “As pessoas ficaram muito tempo em casa, então muitas decidiram nesse período que é chegada a hora de se organizar e viajar”, comenta. Os destinos preferidos, da mesma forma, são as praias do Nordeste.
Com isso, a profissional relata que houve grande interesse de passageiros de primeira viagem que resolveram realizar o sonho. “Eles buscam muito Maragogi e Porto Seguro, ou Porto de Galinhas no caso dos que querem uma cidade menor e mais tranquila para relaxar.” Está em alta também o turismo de aventura, com roteiros como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e o Jalapão, no Tocantins. “É uma proposta diferente: em vez de só curtir uma praia, é possível visitar os fervedouros, nadar com os peixes e descer em tirolesas”, detalha.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul vai receber seleções dos Estados Unidos, Brasil e Porto Rico
Publicidade
Andréa salienta que os custos com passagens aéreas tiveram alta de 40% e puxaram o valor dos pacotes. “No ano passado, nós conseguíamos ida e volta para o Nordeste, com saída de Porto Alegre, na faixa dos R$ 900,00. Agora, dificilmente se encontra por menos de R$ 1,2 mil.” Essa situação levou o usuário a planejar cada vez mais, além de adquirir os pacotes com mais antecedência. Para os que deixam para a última hora, ela explica que é possível conseguir vagas, mas há o risco de pegar voos com maior tempo de espera ou mais conexões.
LEIA MAIS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade